Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, Cidadania, Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

No presente ano letivo, tivemos uma turma com um projeto na área agronómica, com frequência habitual e semanal na horta. Construíram o herbário da horta, fizeram sopas e saldas com o que colheram.
Tivemos uma aluno abrangido pelo Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho que usufruiu de um Plano Educativo Individual (PEI), com um projeto na área na jardinagem e horticultura.
Os alunos que participaram na iniciativa "A biodiversidade da minha escola" quiseram fazer os esboços no espaço da horta, como fonte inspiradora.
Os produtos obtidos na horta são para consumo dos alunos na cantina da escola, ou são levados para as suas casas.
Continuamos a ter famílias a fazer compostagem e vermicompostagem em casa, ou a trazerem os seus resíduos orgânicos para o compostor da escola, porque os alunos conseguem transmitir a mensagem que levam da aprendizagem na horta.
Há disciplinas, que levam as suas salas de aula para o exterior, aproveitando a horta como um laboratório de aprendizagens.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No presente ano letivo, os Guardiões do Ambiente do 1º ciclo fizeram a monitorização diária da horta.
Os alunos do Núcleo Ambiental apoiaram estes alunos, sempre que foi necessário.
O aluno com PEI e projeto na área da Jardinagem e horticultura ajudou também na monitorização.
Nas interrupções letivas foi imprescindível o cuidado e manutenção prestados pelos funcionários da secretaria, assistentes sociais e assistentes operacionais.

7. Como é feita a preparação do solo?

No inicio de cada sementeira (outono e primavera):
. limpeza dos canteiros, remoção de espontâneas, pedras, restos das culturas anteriores;
. arejamento do solo;
. preparação das camas (com cartão molhado, terra estéril e húmus de minhoca e palha).

Sempre que é necessário/possível a horta é regada com chorume (de urtigas, e do vermicompostor).
Ocasionalmente é colocada no solo farinha de cascas de ovo e cinza de lareira.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita compostagem em pilha (compostor feito pelos alunos com paletes) e vermicompostagem (vermicomportor de plástico).
Na compostagem são utilizados, como "verdes", restos de frutas, legumes e verduras, borras de café, sacos de chá, produzidos na cantina, na confeção das refeições da escola e trazidos pela comunidade educativa; como castanhos, palha, folhas secas, apanhadas no pátio da escola e tiras de papel provenientes da secretaria.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na sementeira de outono:
. fava-couve
. beterraba-couve
. ervilha-rabanetes
. alface-couve

Na sementeira de primavera:
. alface-tomate
. tomate- manjericão
. feijão-abóbora
. alface-morango
. cenoura-cebolinho

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Na sementeira de outono:
. fava-couve
. alface-couve
. alface-cenoura
. espinafre-couve

Na sementeira de primavera:
. abobora-tomate
. tomate-curgete
. abóbora-melão
. alface-morango

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os cultivares foram utilizados para a confeção de sopas e saladas, servidas na cantina da escola.
Alguns cultivares foram distribuídos pelos alunos com projetos na área agronómica.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos baldes, regadores e o carrinho de mão para aproveitar a água da chuva.
A rega é feita por mangueira ou regador, de dois em dois dias, de manhã, no outono-inverno e duas vezes ao dia, manhã e final da tarde, na primavera-verão (exceto quando chove).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O trabalho diário e semanal dos alunos envolvidos na horta, passa pela observação de toda a estrutura dos cultivares, principalmente folhas e caules dos cultivares.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As doenças mais frequentes são de origem fúngica que combatemos com o uso de infusão de cavalinha.
As pragas mais frequentes são os afídios, que combatemos com a pulverização de solução de sabão azul e branco e/ou infusão de alho e cebola.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e saladas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Vermicompostagem

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta do CED Nossa Senhora da Conceição é biológica e pedagógica uma vez que possibilita uma modificação na visão sobre o consumo, os hábitos alimentares, a produção de alimentos e uma conscientização ambiental em relação ao solo e os resíduos gerados.

15.1. Link para a página da horta:

https://guardioesambiente.blogspot.com/2023/05/da-horta-para-mesa-parte-ii.html