Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Tivemos uma aluno abrangido pelo Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho que usufruiu de um Plano Educativo Individual (PEI), com um projeto na área na jardinagem e horticultura.
Os alunos que participaram na iniciativa "A biodiversidade da minha escola" quiseram fazer os esboços no espaço da horta, como fonte inspiradora.
Os produtos obtidos na horta são para consumo dos alunos na cantina da escola, ou são levados para as suas casas.
Continuamos a ter famílias a fazer compostagem e vermicompostagem em casa, ou a trazerem os seus resíduos orgânicos para o compostor da escola, porque os alunos conseguem transmitir a mensagem que levam da aprendizagem na horta.
Há disciplinas, que levam as suas salas de aula para o exterior, aproveitando a horta como um laboratório de aprendizagens.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos do Núcleo Ambiental apoiaram estes alunos, sempre que foi necessário.
O aluno com PEI e projeto na área da Jardinagem e horticultura ajudou também na monitorização.
Nas interrupções letivas foi imprescindível o cuidado e manutenção prestados pelos funcionários da secretaria, assistentes sociais e assistentes operacionais.
7. Como é feita a preparação do solo?
. limpeza dos canteiros, remoção de espontâneas, pedras, restos das culturas anteriores;
. arejamento do solo;
. preparação das camas (com cartão molhado, terra estéril e húmus de minhoca e palha).
Sempre que é necessário/possível a horta é regada com chorume (de urtigas, e do vermicompostor).
Ocasionalmente é colocada no solo farinha de cascas de ovo e cinza de lareira.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Na compostagem são utilizados, como "verdes", restos de frutas, legumes e verduras, borras de café, sacos de chá, produzidos na cantina, na confeção das refeições da escola e trazidos pela comunidade educativa; como castanhos, palha, folhas secas, apanhadas no pátio da escola e tiras de papel provenientes da secretaria.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
. fava-couve
. beterraba-couve
. ervilha-rabanetes
. alface-couve
Na sementeira de primavera:
. alface-tomate
. tomate- manjericão
. feijão-abóbora
. alface-morango
. cenoura-cebolinho
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
. fava-couve
. alface-couve
. alface-cenoura
. espinafre-couve
Na sementeira de primavera:
. abobora-tomate
. tomate-curgete
. abóbora-melão
. alface-morango
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Alguns cultivares foram distribuídos pelos alunos com projetos na área agronómica.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita por mangueira ou regador, de dois em dois dias, de manhã, no outono-inverno e duas vezes ao dia, manhã e final da tarde, na primavera-verão (exceto quando chove).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As pragas mais frequentes são os afídios, que combatemos com a pulverização de solução de sabão azul e branco e/ou infusão de alho e cebola.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: