Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Aljustrel (Aljustrel)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo (embora englobe todas as outras áreas)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

79

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que seja necessária a sua colaboração e fornecendo sementes e todo o tipo de plantas para semear.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos manifestam muito interesse não só em trabalhar na horta, como pesquisar sobre os produtos da mesma, fazer experiências em sala de aula e trazer informações dos familiares e amigos sobre as sementeiras.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existem canteiros definidos para cada turma sendo que em sala de aula foram definidas as tarefas de cada um.
As docentes sempre que pretenderem podem explorar diversas atividades a partir dos trabalhos da horta.
Temos um hortelão, elemento da Câmara Municipal, que ajuda na manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita com matéria orgânica e areia.
A limpeza é feita pelos alunos e professora com orientação e ajuda do hortelão.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Há dois compostores onde os alunos depositam as cascas das frutas que sobram dos seus lanches e as folhas secas que apanham do recinto escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cenouras, nabos, cebolas, nabiça, brócolos, repolho, alhos, ervilhas e morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Das culturas que já foram apanhadas é variável a quantidade, pois depende dos produtos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Como uma vez por mês há um mercadinho de produtos biológicos dos produtores locais, é feita a venda destes produtos.
São vendidos por um preço simbólico e o lucro é para ajudar na compra de material específico para mobilar uma sala para a educação especial.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Tem um sistema de rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, periodicamente. São utilizados produtos como: óleo Neem, extrato de ortiga e folhas de tabaco natural.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Em outubro realizou-se a Feira de outono. Foram vendidos produtos biológicos de produtores locais e também alguns produtos da horta.
A Feira esteve aberta a toda a comunidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Apresentação da Feira de outono.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Antes de se iniciar a sementeira a professora e o hortelão exploram a situação e conversam com os alunos sobre a atividade a desenvolver.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

eco-escolas.aljustrel@aaljustrel.pt