Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica do Castro (Trofa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

21 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

28,5 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

19

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Com a subida dos produtos hortícolas, muitas famílias sentiram o seu poder de compra reduzir. Alguns alunos e auxiliares de educação levaram para casa vários produtos produzidos, a saber, Alface, couve coração, salsa, coentros, rabanetes, beterraba, morangos, couve coração, espinafres.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção fica semanalmente assegurada por um professor e um funcionário. Quando há trabalhos que não exijam muita força física a saber, plantação, sementeiras, aerificação do solo, ou seja revolver o solo, o com a ajuda de um sacho, retirar ervas daninhas, controlo de pragas, então são escalonados alunos, uma vez que, o espaço não permite um grande volume de alunos/pessoas para estas tarefas específicas.
Ou seja, há um escalonamento de pessoas e o tipo de atividade a executar que passa pela sementeira; plantação; compostagem; arranque das ervas daninhas; monitorização das regas, monitorização de sementeiras.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os grupos de trabalho com recurso à enxada, sacho, pás de jardinagem, limpam o mobilizaram o solo, sendo quase todo o trabalho mais árduo feito pelos auxiliares de ação educativa e professor. O composto resultante da compostagem, feito dentro do recinto escolar, foi usado para fertilizar o solo. Este ano também foi adicionado ao solo estrume de cavalo ao solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os secos e castanhos (folhas das árvores) e os verdes (resultantes do corte da relva, resíduos verdes da estufa (folhas de alfaces, raízes, plantas velhas) são encaminhados para a compostagem. A precipitação, os seres detritívoros e os decompositores, e o arejamento periódico acabam por transforma os restos orgânicos em composto.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiro, alface, espinafres, beterraba, couve híbrida, penca da póvoa, couve coração, brócolos, coentros, salsa, cebolo (novembro a fevereiro) rúcula, alho francês,
As consociações: alface – espinafre; morango- espinafre; Alface-alho-francês; beterraba-alface; Brócolos-Espinafre

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Contabilizando o peso total de espinafres, alface, couve coração, couve penca, couve híbrida, salsa, brócolos, beterraba, rabanete, cebolinhas aproximadamente 12 quilos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram adquiridos pelos professores e alguns auxiliares de educação e outros doados a pessoas com mais dificuldades económicas (outros auxiliares de educação e a alunos).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega era feita nas horas de menor calor.
Para a rega é utilizada água da chuva distribuída com auxílio de um regador, também se utilizou uma mangueira, mas sempre com pequeno caudal ou um regador para a rega ser mais localizada. Nos dias de maior calor a porta da estufa e uma das laterais encontram-se abertas para maior arejamento.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente, através de observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As sementeiras de abóboras foram atacadas por lesmas e as couves e alfaces por caracóis/ e roscas. A remoção de esconderijos, isto é de paletes e através de uma observação mas cuidada à parte de baixo das cuvetes sempre que eram localizados lesma e caracóis retiravam-se à mão e dizimavam-se.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Manutenção de canteiros, uma vez por mês;
nos canteiros junto da horta-bio tinham plantas resultantes de sementeiras que eram repicadas e plantadas na Horta Bio.
Outros canteiros tinham também ervas aromáticas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Deixou-se exemplares de salsa e brócolos para produzirem sementes para estas serem recolhidas para futuras sementeiras.

15.1. Link para a página da horta:

https://youtu.be/mjuxaDP53is