Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Dr Francisco Sanches (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há bastantes anos. No entanto, o Professor que estava responsável por ela, foi deslocado para outra escola.

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial e Ciências Naturais, 8º ano

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Venda de chás e ervas aromáticas;
Realização de sopas para os meninos da Educação Especial;
Participação com produtos (doces, bolachas), nas feirinhas que a escola realiza;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Relativamente à Educação Especial, com medidas seletivas, os alunos vão duas vezes por semana para a horta e fazem o que o que na altura for necessário: limpeza, plantação e manutenção. Os alunos do 8º ano, tem a seu espaço na horta e tratam desse espaço (menos de metade)

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e manutenção é feita com trabalho braçal, com a ajuda de sacholas, engaços e picaretas. Este ano não foi feita fertilização do terreno.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, couves, aromáticas, nabiças, ervilhas e feijão verde.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos ou são utilizados para produzir refeições ou para venda à comunidade escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente os "responsáveis" vão à horta e verificam se há doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e doces
( Não tenho fotografias)

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas de Ciências Naturais
( Não tenho fotografias)

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é, neste momento, uma mais valia para os meninos da educação especial, que encontram num lugar seguro, outra forma de aprender a ser mais auto suficientes

15.1. Link para a página da horta: