Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 1/JI de Sarzedo (Arganil)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe horta há 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

9 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo, Matemática, Português, Expressões, Formação Pessoal e Social, Cidadania e Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

82

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Apresentação da horta, colaboração com materiais para a construção da horta, compra dos produtos hortícolas, regularmente e/ou quando solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Gosto de cuidar da horta;
- Sensibilização para a importância da compostagem, replicado em casa;
- Comparação dos produtos da agricultura biológica com os que são comprados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

-Semanalmente, cada grupo/turma faz a limpeza, manutenção e rega da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Esta limpeza é feita no início e a meio com a ajuda da Junta de Freguesia, fertilização e alguns suportes para receber a terra com os produtos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

- A Câmara Municipal instalou um compostor e fez uma pequena formação a todas as turmas,
Todos os grupos viram a pilha e observam com frequência a necessidade de ir acrescentando, verdes, castanhos ou água.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Alfaces de várias qualidades;
-couves;
- cebolas;
-morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alfaces. 11kg
cebolas ( colheita em setembro)
couves 4 kg
morangos 4kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Comunidade educativa

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão é feita com os chapéus de chuva, num sistema criado com materiais reciclados para a rega gota-a-gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente, com a colaboração das técnicas e das famílias.
Utilizamos cinza e borras de café.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: