Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Quando se entende oportuno, são oferecidas aos alunos, para levar para suas casas, algumas sementes e plantas com o objetivo de dar continuidade e fortalecer a sensibilização quer deles próprios quer da sua família.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é assegurada pelos alunos e professores dessas turmas, em horários articulados.
As atividades desenvolvidas foram: preparação do terreno, sementeira e plantação das plantas selecionadas, monda, rega e separação de resíduos para compostagem. Têm vindo a ser melhoradas algumas técnicas agrícolas, designadamente a consociação de culturas e a luta biológica contra pragas.
Na sequência da parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra, mantém-se um incremento de utilização de técnicas adequadas à agricultura biológica. Durante as interrupções letivas, a rega é normalmente assegurada por um funcionário.
7. Como é feita a preparação do solo?
A mobilização é manual e mínima e as ervas não desejadas são arrancadas e deixadas sobre os passeios entre os canteiros para fornecimento de matéria orgânica. No início do ano lectivo foi incorporado no solo todo o composto existente à altura no compostor e algum composto bio. As borras de café do bar da Escola são também utilizadas para incorporar no solo da horta.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os professores de ciências naturais e de matemática realizam aulas na horta. Parte das aulas de botânica vai ser realizada na horta. Este conteúdo vai ser iniciado nesta semana (15 a 19 de maio).
Os professores do 1.º ciclo estão a realizar várias aulas na horta: de leitura, de matemática e de ciências naturais.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Estão a ser utilizados alguns produtos para confecionar alguns pratos e esta atividade irá decorrer até ao final do ano letivo (30 de junho).
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Esta venda vai acontecendo regularmenta, à medida que vão existindo produtos da horta em condições de serem vendidos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Continua-se a constatar o espanto destes alunos, muitos deles sem qualquer contacto com a realidade do campo, quando se envolvem nestas atividades. Continua a notar-se que há mais alunos sensibilizados para estas práticas de preservação da saúde e do ambiente.
15.1. Link para a página da horta: