Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/PE da Ajuda (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Os alunos começaram a trabalhar na horta da escola quando passaram a participar no programa Eco-Escola, no ano letivo 2019-2020; há 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biblioteca, apoio pedagógico, educação especial, pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

260

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na colaboração com sementes, plantas e canas, pelo menos uma vez por trimestre.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos participaram com gosto na plantação de produtos hortícolas e comeram com satisfação alguns dos produtos produzidos na horta, tal como: acelgas, alfaces, morangos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Segunda, quarta e sexta-feira na aula de biblioteca, ou no pré-escolas os alunos/crianças regavam a horta, retiravam as ervas daninhas e faziam a manutenção das etiquetas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em setembro deitamos mais terra vegetal e mexemos a terra; semeamos pimentões e alfaces em alguns potes e depois do tamanho adequado transplantamos para a nossa horta, plantamos algumas ervas aromáticas, acelgas, tomateiros e transplantamos feijoeiros. Regamos manualmente dia sim dia não, consoante a necessidade, mondamos manualmente as ervas daninhas e plantas invasoras. Fertilizamos durante o ano com cascas de ovos, sacos de chá e café e no fim do ano com o composto produzido no compostor. Depois da recolha de produtos, realizamos a rotação de culturas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de comida crua, cascas de fruta e ovos, folhas de árvores, sacos de café e chá, serrim, terra, água.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiros, alface, acelgas, pimentões, cebolinho, alecrim, orégãos, segurelha, funcho, hortelã de leite e pimenta, feijão, caril, caninha, camomila, cana de açúcar…

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20 alfaces, 20 acelgas, 8 pimentões, 20 cebolas …

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na escola, algumas ervas aromáticas vendidas em feira.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

dia sim, dia não, consoante a terra está húmida ou não, dependendo da temperatura e clima.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Frequentemente é feita a monda manual de ervas daninhas e plantas invasoras. Colocado cataventos e espantalhos para afastar os pássaros da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Plantação de acelgas e cebolinho, uma vez por ano, sendo utilizadas na cozinha da escola, envolvendo todas as turmas e grupos na rega e monda.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação de ervas aromáticas como orégãos, segurelha, morangueiro uma vez por ano, fazer manutenção durante o ano, sendo utilizadas na cozinha da escola, envolvendo todas as turmas e grupos na rega e monda.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Semear alface, pimentões, feijões, depois transplantar, regar, colher e comer no refeitório da escola. uma vez por ano, sendo utilizadas na cozinha da escola.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Em outubro, as coordenadoras do projeto Eco-Escolas fizeram um levantamento do que era preciso para a melhoramento e manutenção da horta vertical. A equipa Eco-escolas procedeu à substituição de madeiras e parafusos, preenchimento dos vasos com a terra e fez um plano de quais as plantas que deveriam ser substituídas, plantadas ou semeadas.
Ao longo do ano, semanalmente, os nossos alunos/turmas encarregados regaram e fizeram a manutenção dos vasos com a extração de ervas daninhas e colocação de estacas. Sempre que necessário os alunos semearam, plantaram e colheram plantas, que depois foram utilizadas para a sua alimentação no refeitório. Algumas ervas aromáticas têm servido para a elaboração de chás consumidos pela comunidade educativa da escola. Os alunos do primeiro ciclo realizaram etiquetas de identificação de plantas, construção de pequenos espantalhos e cataventos para a horta.
Apesar de os alunos cuidarem de todos os produtos hortícolas e ervas aromáticas de todos os canteiros da escola, o seu trabalho foi mais visível na horta vertical, onde a terra era mais fácil de manusear.

15.1. Link para a página da horta: