saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Os alunos começaram a trabalhar na horta da escola quando passaram a participar no programa Eco-Escola, no ano letivo 2019-2020; há 4 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Biblioteca, apoio pedagógico, educação especial, pré-escolar
3.3. N.º de alunos envolvidos:
260
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
6
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Na colaboração com sementes, plantas e canas, pelo menos uma vez por trimestre.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos participaram com gosto na plantação de produtos hortícolas e comeram com satisfação alguns dos produtos produzidos na horta, tal como: acelgas, alfaces, morangos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Segunda, quarta e sexta-feira na aula de biblioteca, ou no pré-escolas os alunos/crianças regavam a horta, retiravam as ervas daninhas e faziam a manutenção das etiquetas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Em setembro deitamos mais terra vegetal e mexemos a terra; semeamos pimentões e alfaces em alguns potes e depois do tamanho adequado transplantamos para a nossa horta, plantamos algumas ervas aromáticas, acelgas, tomateiros e transplantamos feijoeiros. Regamos manualmente dia sim dia não, consoante a necessidade, mondamos manualmente as ervas daninhas e plantas invasoras. Fertilizamos durante o ano com cascas de ovos, sacos de chá e café e no fim do ano com o composto produzido no compostor. Depois da recolha de produtos, realizamos a rotação de culturas.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de comida crua, cascas de fruta e ovos, folhas de árvores, sacos de café e chá, serrim, terra, água.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Morangueiros, alface, acelgas, pimentões, cebolinho, alecrim, orégãos, segurelha, funcho, hortelã de leite e pimenta, feijão, caril, caninha, camomila, cana de açúcar…
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
20 alfaces, 20 acelgas, 8 pimentões, 20 cebolas …
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Consumo na escola, algumas ervas aromáticas vendidas em feira.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
dia sim, dia não, consoante a terra está húmida ou não, dependendo da temperatura e clima.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Frequentemente é feita a monda manual de ervas daninhas e plantas invasoras. Colocado cataventos e espantalhos para afastar os pássaros da horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Plantação de acelgas e cebolinho, uma vez por ano, sendo utilizadas na cozinha da escola, envolvendo todas as turmas e grupos na rega e monda.
Atividade 2:
Descrição:
Plantação de ervas aromáticas como orégãos, segurelha, morangueiro uma vez por ano, fazer manutenção durante o ano, sendo utilizadas na cozinha da escola, envolvendo todas as turmas e grupos na rega e monda.
Atividade 3:
Descrição:
Semear alface, pimentões, feijões, depois transplantar, regar, colher e comer no refeitório da escola. uma vez por ano, sendo utilizadas na cozinha da escola.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Em outubro, as coordenadoras do projeto Eco-Escolas fizeram um levantamento do que era preciso para a melhoramento e manutenção da horta vertical. A equipa Eco-escolas procedeu à substituição de madeiras e parafusos, preenchimento dos vasos com a terra e fez um plano de quais as plantas que deveriam ser substituídas, plantadas ou semeadas.
Ao longo do ano, semanalmente, os nossos alunos/turmas encarregados regaram e fizeram a manutenção dos vasos com a extração de ervas daninhas e colocação de estacas. Sempre que necessário os alunos semearam, plantaram e colheram plantas, que depois foram utilizadas para a sua alimentação no refeitório. Algumas ervas aromáticas têm servido para a elaboração de chás consumidos pela comunidade educativa da escola. Os alunos do primeiro ciclo realizaram etiquetas de identificação de plantas, construção de pequenos espantalhos e cataventos para a horta.
Apesar de os alunos cuidarem de todos os produtos hortícolas e ervas aromáticas de todos os canteiros da escola, o seu trabalho foi mais visível na horta vertical, onde a terra era mais fácil de manusear.
15.1. Link para a página da horta: