Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- estudo científico de germinação de nabiça intitulado “Nabiça: ‘em estufa ou ao ar livre? com água ou sem água? com luz ou sem luz?’”.
Esta investigação visou analisar a influência de diferentes fatores abióticos (água e luz) na germinação da nabiça (Brassica rapa) ao ar livre e em estufa. O projeto foi implementado no Clube de Ciência Viva na Escola (CCVnE), Ciência(s) Bora Lá(b) (alunos da Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (EBMRN); alunos da Escola Básica de Ribeira do Neiva e no Clube de Hortofloricultura da EBMRN). As sementes de nabiça foram cedidas por um encarregado de educação. https://docs.google.com/document/d/16b6_6hAYAPqJyC7tIdy0_F20RN9W_kvE/edit
Com este projeto científico participamos na “IV Feira de Ciência e Tecnologia”, em Vila Verde, com a apresentação do trabalho desenvolvido pelos alunos do Clube de Hortofloricultura, responsáveis pela horta bio, e em parceria com o Clube Ciência Viva na Escola (em ação nas duas escolas básicas do 2º e 3º ciclos).
https://youtu.be/05JLS57FLTs
- a horta bio associou-se à iniciativa promovida no agrupamento, pelo Projeto de Educação para a Saúde - “Semana do coração”, com uma ação na horta para uma turma (6ºC): limpeza dos talhões, rega e plantação de hortícolas) e um “Banho de Natureza – postura de árvore”, como terapias com benefícios para a saúde.
https://youtu.be/EJWfMr58jIc
- participou na atividade “Dia de Integração” dos alunos do 4ºano do agrupamento, onde os alunos desenvolveram varias atividades na horta: sementeira de variedades de abóbora, remoção de infestantes, técnica mulching (empalhamento), rega e compostagem (remexer os matérias).
- palestra “Compostagem doméstica: reduza o seu impacto ambiental e aprenda a construir um compostor simples", no âmbito da IV Feira da Ciência e Tecnologia, com a convidada e especialista Doutora Dulce Geraldo, Professora do Departamento de Química da Universidade do Minho. Tratou-se de uma atividade de articulação entre os clubes Ciência Viva na Escola - Ciência(s) Bora La(b), Eco-Escolas e Hortofloricultura (Horta bio na Escola). Participaram as turmas do 6ºA, 6ºB e 6ºC e 9ºC e foi também transmitida online para as escolas do concelho de Vila Verde, que se inscreveram.
https://youtu.be/DVst89tNPjs
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid0sYaNMJWCJhEDvN9Xhie3jo74zzJpu98pEtaGwy8UhfkbHGNtqvpeSaSYsVjyr7k1l
https://www.facebook.com/casadoconhecimentovilaverde/posts/pfbid022k4qv6k9YtQT6SbhG1sMrcTy1T6EWXHUVeSqGVQWU2Lt453Lzx69tURYh4CXEdfVl
- construção de infraestruturas de apoio à horta, como hotel para insetos, comedouros e bebedouros, caixas ninho, para o equilíbrio da Biodiversidade. Esta atividade envolveu a turma 6ºC, nas disciplinas de Educação Tecnológica, Educação Visual e o Clube Eco-Escolas. Esta iniciativa passa não só pela preservação da biodiversidade local, mas também pela promoção do contacto com a Natureza, sem esquecer a redução de resíduos com o reaproveitamento de matérias na construção das infraestruturas. Os materiais para a construção das infraestruturas nas aulas e clube foram cedidos pelas famílias dos alunos envolvidos.
https://youtu.be/1aCreP9Yzv0
Ao longo dos vários anos de implementação da horta notamos que os alunos vão estando cada vez mais sensibilizados para o trabalho que aqui se realiza. O ambiente e a alimentação saudável são temas transversais às matérias/conteúdos abordadas nas salas de aula.
A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelos alunos, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. É aqui que o projeto de horta escolar se insere, aproxima os alunos da realidade, fazendo com que estes criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.
Além disso, a horta escolar melhora a relação entre a comunidade e a escola, uma vez que são criadas redes sociais e educativas que fomentam o sentimento de pertença a uma comunidade maior; incentivando o intercâmbio cultural; os valores de sustentabilidade; a integração social;…
O projeto Horta Bio na Escola facilita o desenvolvimento integral dos alunos e ajuda a melhorar a sua autoestima e satisfação pessoal, visto que proporciona a implementação de atividades altamente motivadoras que vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas.
Os objetivos deste projeto, que permitem o desenvolvimento de diversas competências previstas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, são: (I) melhorar o ambiente da escola, através de atividades inclusivas; (II) melhorar a valorização da identidade, cultura e diversidade; (III) promover o consumo e a produção sustentáveis, através da horta escolar; (IV) desenvolver o espírito de entre ajuda, cooperação e partilha de conhecimentos entre os elementos da comunidade educativa; (V) ajudar crianças e jovens a tornarem-se conscientes dos problemas do planeta e assumir a responsabilidade de respeitar e melhorar o nosso meio ambiente e (VI) usar as tecnologias como uma ferramenta e um elemento de mudança.
Também a venda direta dos produtos hortícolas na escola, possibilita a divulgação dos mesmos e das práticas seguras e saudáveis na agricultura/horticultura.
Gradualmente as famílias dos alunos e outros, envolvidos da horta, foram alterando algumas práticas de cultivo e hábitos alimentares. Passou-se a falar de compostagem e a realizá-la em casa e, a valorizar práticas amigas do ambiente e da preservação dos recursos naturais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
As fases seguintes foram de incorporação de matéria orgânica obtida através da compostagem produzida na escola, composto bio de Cavalo e ainda, de cinza de madeira, resultante da queima de lenha das podas, pois o solo da horta possui um pH próximo do 6,5 (acidez média).
Por último, construímos os talhões e os carreiros de circulação, de acordo com a planta da horta, realizada pela turma 6ºC no pretérito ano letivo, por considerarmos ser um bom projeto de continuidade.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Materiais utilizados: 1. Com elevado teor em carbono: palhas, cascas, serrim, folhas, podas. 2. Com elevado teor em azoto: borras de café recolhidas nas pastelarias dos arredores da escola e do bar dos professores; desperdícios de cozinha da cantina composto basicamente por cascas, desperdícios e restos de frutas e legumes e por cortes de relva dos jardins – tendo o cuidado de alternar, sucessivamente, no compostor/pilha as camadas de material castanho e verde, sendo que a primeira e última camada, são sempre materiais castanhos para evitar a lixiviação e ação direta da luz solar (na pilha).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Associações instaladas na horta: a) Alface, alho-francês e alho; b) Penca, feijão, linho-galego e batata; c) Alface, morangueiros, coentro e salsa; d) Ervilha, salsa, cravo-túnico, couve-lombarda, alface; e) Alho, alface, couve-portuguesa e acelga; f) Couve-flor, acelga, beterraba, alho-francês, alecrim, erva-cidreira; g)Feijão da trepa, chagas, salsa, coentro, erva-cidreira; h) Couve, alface, chagas, orégão e borragem; i) Alho-francês, penca de Chaves, alface, cebola, coentro, chagas, espinafre e morangueiro; j) Beringela, cravo-túnico, borragem e salsa; l)nabiça, alface e hortelã; m) variedades de abóbora (menina e manteiga); n) courgete e cravo-túnico.
Ao longo da horta/bordadura dos talhões plantamos ervas aromáticas (alecrim, orégão, salsa, funcho, hortelã, erva-cidreira, …) e flores (cravo-túnico, calêndula, cosmos, papoila da Califórnia, borragem, linho-galego), que funcionam como plantas inseticidas/ insetífugas e, ainda como plantas-armadilhas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Semanalmente os alunos do clube, nas duas sessões, fazem a inspeção de pragas e doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
(vídeo da construção da maquete do galinheiro https://youtu.be/PXWCHaEzupU)
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As turmas do 4ºano (50 alunos), vieram à Escola-sede, onde para além de conhecerem os diferentes espaços e seu funcionamento, realizaram atividades físicas, experimentais, artísticas, entre outras, e também vieram conhecer a Horta Bio da escola. As turmas conheceram este espaço e o que aqui se faz, e participaram em diversas atividades da horta.
Uma turma participou na sementeira de abóbora menina e manteiga, preparando o solo, fertilização com composto produzido em pilha, sementeira, identificação das culturas com o nome de data de sementeira, e rega (recolheram a água do ribeiro junto da horta). No fim foram colher morangos silvestres, existente no talude da Floresta Autóctone.
Outra turma fez a manutenção do centro de compostagem. Foi-lhes explicado o que era a compostagem e seus benefícios para o Ambiente, como na proteção do solo, redução de resíduos,…; como podem fazer em casa e quais os materiais a usar. Também foi mostrado a pilha de compostagem que existe na escola. Depois, colocaram materiais verdes e castanhos (borras de café, relva e palha) e com a ajuda de ferramentas, envolveram-nos com os restantes. Os alunos tiveram ainda, a oportunidade de degustar produtos da horta - flor e folha da Capuchinha; conhecer as ervas aromáticas existentes e qual a sua função, assim como das flores.
Por último, o 3º grupo/turma aplicou o mulching, também designado por empalhamento ou cobertura morta. Antes de iniciar a tarefa, os alunos identificaram as hortícolas onde iam aplicar o much (material usado a palha); as suas vantagens: impedir o crescimento de ervas daninhas, conservar a humidade e isolar o solo das oscilações bruscas de temperatura. Para além disso, auxilia na eliminação de geadas e consoante o tipo de materiais, neste caso a palha, acrescenta matéria orgânica ao solo aumentando a sua temperatura.
Realizaram também a plantação de couve Kale e penca de Chaves, junto do talhão dos feijões da trepa.
Tiveram a ainda, a oportunidade de observar a presença de toupeiras, na horta, pelos pequenos “montes” de terra que acumulam à entrada dos túneis pelos quais circulam. Foi-lhes proposto a construção de uma armadilha para as afugentar, com recurso a materiais reutilizáveis (cana de bambu e garrafão de plástico).
As atividades do “Dia de Integração” foram orientadas pela professora dinamizadora do clube de Hortofloricultura, Madalena Sousa.
https://youtu.be/hZjmV5jhjhY
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/videos/244067771602558/
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/videos/107735372336024/
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A turma 6ºC participou nesta iniciativa com a atividade de manutenção da horta: remoção de ervas infestantes dos talhões, onde aprenderam a identificar as ervas daninhas e a necessidade da sua remoção.
Também realizaram a atividade “Banho de Natureza – postura de árvore” no pomar junto à horta.
Assim, estas atividades promovidas pela professora coordenadora da horta bio, permitiram concluir que os estímulos dos banhos de natureza e os trabalhos na horta têm efeitos fisiológicos e psicológicos positivos. A redução dos níveis de stress, ritmo cardíaco e tensão arterial é associada à diminuição da produção de algumas hormonas, reduzindo-se a libertação de químicos, como o cortisol, que deixam em estado de alerta permanente, ou seja, em stress.
Com esta atividade pretendeu-se dar ferramentas para que os alunos aprendam a relaxar a mente e o coração.
https://youtu.be/EJWfMr58jIc
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/videos/623290513191648/
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Poster científico da atividade:
https://docs.google.com/document/d/16b6_6hAYAPqJyC7tIdy0_F20RN9W_kvE/edit
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1wQma0xXhWtDwhyl_SR2_0_fNdoH02Jlz
Vídeo apresentado na IV Feira da Ciência e Tecnologia:
https://youtu.be/hzLy9LlzbI0
Registos fotográficos do trabalho realizado pelo Clube de Hortofloricultura neste projeto científico:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1cZ__GKmeLfqxEH8u9ntb21n1IW_fYgB6
A Horta Escolar Bio, o Clube de Hortofloricultura em parceria com o Clube Ciência Viva na Escola marca presença na Mostra Pedagógica, IV Feira de Ciência e Tecnologia, em Vila Verde:
https://youtu.be/05JLS57FLTs
Outros links de divulgação da iniciativa na impressa local, redes sociais,…:
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid0RPyXLrVx38nCiRAUtaWfQAhJcbF1eDRmvnkFHdrPL6WhrZ3rbtkczDrA8mzYyf3Al
https://ovilaverdense.pt/jovens-partilham-conhecimento-na-feira-de-ciencia-e-tecnologia/
https://ovilaverdense.pt/feira-de-ciencia-e-tecnologia-volta-a-casa-do-conhecimento/
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/videos/813493176774853/
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Em parceria com o Município e outras entidades, deu-se continuidade à reflorestação do Bosque das Autóctones junto da horta, com dádiva de pequenas árvores autóctones. Assinalámos o Dia da Floresta Autóctone com a plantação das pequenas árvores.
Desenvolveram-se várias atividades paralelas aos trabalhos da horta, a indicar: uma palestra online sobre “Abelha: a heroína incógnita” integrada na IV Feira da Ciência e Tecnologia, dirigida a alunos e professores (https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid02UGxQkGx6F7W9nYBnD6L8Jv6wqt8snryJAqPmVysVkzskJ4Q1oKhC7MP9fdh32yMYl) ; visitas/aulas de Ciências Naturais na horta para estudo da Diversidade nas Plantas: quais são os fatores do meio que influenciam as plantas e a proteção da biodiversidade vegetal; desenvolver atividades integradas no Projeto Escola+Verde, com alunos do 1ºciclo e participação no concurso do município; vários mercados bio para promover uma alimentação mais saudável e sustentável na escola e comunidade.
Colaboração das famílias para nos cederem sementes, resíduos orgânicos, materiais reutilizáveis (canas bambu, madeiras, …); Banco Português de Germoplasma Vegetal, de Merelim S. Pedro (Braga), que irá no próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, falar sobre o “Banco Português de Germoplasma Vegetal e a sua missão na conservação dos recursos genéticos em Portugal”, em colaboração com o projeto regional da ATHACA – Cávado com Sabor. Esta palestra será dirigida a 96 alunos que frequentam os projetos/clubes ativos no agrupamento.
Fazemos a germinação das culturas em estufa, para posterior transplantação na horta e jardins.
Desenvolvemos atividades experimentais entre as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química: análise física e química do solo da horta, estudo dos fatores ambientais na sementeira, germinação e crescimento das plantas.
O apoio de uma cozinha especificamente equipada para ensinar os alunos com medidas seletivas e adicionais ao abrigo do Decreto-Lei nº54/2028 (e outros), a confecionarem refeições com os produtos da horta, tendo em vista a sua preparação para vida ativa.
Plantamos canteiros de flores e de plantas aromáticas para atrair insetos polinizadores e aumentamos a área do pomar com mais árvores frutíferas.
Preservamos a biodiversidade existente, através da manutenção/colocação de comedouros e bebedouros para aves, dos hotéis para insetos, das sebes de vegetação natural e espontânea (arbóreas, arbustivas e herbáceas) na delimitação dos talhões da horta, bem como, a preservação do bosque das melíferas e das autóctones, constituindo nichos favoráveis ao desenvolvimento de animais auxiliares, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema agrícola, pelo aumento da diversidade de flora e fauna que ali vive.
Manutenção do Charco pedagógico através da limpeza dos resíduos (folhas e galhos) e em parceria com o Clube Ciência Viva na Escola, na monitorização dos parâmetros bióticos e abióticos do charco. O elevado valor educativo destes ecossistemas permite a realização de atividades lúdico-científicas e a envolvência de toda a comunidade escolar.
Conservamos o recurso hídrico existente – ribeiro junto à horta, e a vegetação ripícola existente nas margens e também, utilizamos a água para rega da horta.
Cremos que a horta é um local educativo-pedagógico de toda a comunidade educativa, que tem permitido a valorização do modo de produção bio e a dignificação da profissão de agricultor; perceção de sustentabilidade, consciência ecológica, noção de comida e cozinha saudável; participação e dinamização em/de ações/palestras/workshops de sensibilização à consciência ambiental, alimentação saudável e cidadania ativa.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/videos/112205995192180/
15.1. Link para a página da horta: