Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB1/JI de Marinhais (Salvaterra de Magos)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Este projeto veio trazer uma nova consciência a toda a equipa, no âmbito dos cuidados a ter com este tipo de cultura . Os alunos gostam muito destas tarefas, e ficam muito entusiasmados com o crescimento das plantas e posteriormente a sua utilização no refeitório e ou na sala de aula.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Em cada turma há uma equipa (3 ou 4 crianças) que faz a monitorização dos espaços exteriores incluindo a horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
As turmas estão organizadas para assegurar a mobilização.
Quanto à fertilização, por ser uma horta biológica, privilegiamos o substrato dos 4 compostores que temos Centro Escolar .
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
As crianças das 4 salas do jardim têm uma rotina interiorizada : diariamente recolhem as cascas de frutas do lanche da manhã . Em cada sala há uma equipa formada por duas crianças e a assistente com a tarefa de colocar no compostor as respetivas cascas. As folhas das Árvores tb vão para lá. As cascas dos vegetais do refeitório tb são lá colocadas. Os alunos do primeiro Ciclo também têm esta rotina. As aparas dos lápis são igualmente aproveitadas para os compostores.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos couves, tomateiros, alfaces, plantas aromáticas, beringelas, pepinos, pimentos, entre outros.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: