Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/JI de Marinhais (Salvaterra de Magos)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta teve início há quatro anos com o projeto dos canteiros da plantas aromáticas, muito antes de fazermos parte do Programa Eco-Escola. Presentemente temos uma grande horta com várias espécies de plantas hortícolas.

2. Área aproximada da horta (m²):

Mais de 50m4

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

15 docentes

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo-Pré-escolar e Estudo do Meio-1º Ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

300

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente na altura das sementeiras e plantações, contribuem com as sementes e algumas plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Contámos com o apoio da autarquia para montar a horta, os canteiros, terra, telas para forrar os canteiros e ainda o sistema de regra automática (para usar apenas nos momentos de interrupções letivas) e o manual para usar em tempo letivo.
Este projeto veio trazer uma nova consciência a toda a equipa, no âmbito dos cuidados a ter com este tipo de cultura . Os alunos gostam muito destas tarefas, e ficam muito entusiasmados com o crescimento das plantas e posteriormente a sua utilização no refeitório e ou na sala de aula.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma (docente, assistente, crianças) tem o seu canteiro com um metro quadrado, e é responsável pela manutenção, pesquisa e escolha de plantas hortícolas que desejam plantar ou semear de acordo com a estação do ano.
Em cada turma há uma equipa (3 ou 4 crianças) que faz a monitorização dos espaços exteriores incluindo a horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é assegurada também com a ajuda dos funcionários da junta de freguesia, educadores/professores e assistentes operacionais .
As turmas estão organizadas para assegurar a mobilização.
Quanto à fertilização, por ser uma horta biológica, privilegiamos o substrato dos 4 compostores que temos Centro Escolar .

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos 4 compostores .
As crianças das 4 salas do jardim têm uma rotina interiorizada : diariamente recolhem as cascas de frutas do lanche da manhã . Em cada sala há uma equipa formada por duas crianças e a assistente com a tarefa de colocar no compostor as respetivas cascas. As folhas das Árvores tb vão para lá. As cascas dos vegetais do refeitório tb são lá colocadas. Os alunos do primeiro Ciclo também têm esta rotina. As aparas dos lápis são igualmente aproveitadas para os compostores.


9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta é composta por 15 canteiros feitos de madeira assentes no solo, onde há outro tipo de plantas consideradas "amigas" da horta biológica que têm a função de repelir as pragas e atraem insetos benéficos.
Temos couves, tomateiros, alfaces, plantas aromáticas, beringelas, pepinos, pimentos, entre outros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As crianças gostam de levar para casa para mostrar aos pais e alguns vão para o refeitório.



10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Durante a fase letiva, são as crianças com a ajuda dos adultos que regam. Nos períodos de férias a rega é automática.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Temos a sorte de ter uma mãe que tem grande conhecimento na área da Permacultura e tem-nos dados um enorme apoio neste aspeto.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Preparar a terra: 1 x

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantar- várias vezes

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Regar - Inúmeras vezes

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Ainda não temos o link criado especificamente para a horta. Entanto, publicamos as atividades na pagina do face book do Agrupamento de Escolas de Marinhais, no qual está publicado um vídeo com fotos da nossa horta biológica