Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/PE e Creche de Água de Pena (Machico)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

47

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Anualmente pedindo-lhes sementes e por vezes colaboração no arranjo inicial da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A implementação da horta na comunidade e na escola pode ter diversos impactos positivos nos alunos e na comunidade como um todo.

Educação alimentar: A horta proporciona uma oportunidade prática para os alunos aprenderem sobre a origem dos alimentos, os processos de plantio, cultivo e colheita, além de compreenderem a importância de uma alimentação saudável e equilibrada. Eles podem aprender a identificar diferentes tipos de vegetais, ervas e frutas, bem como entender as estações do ano e as condições necessárias para o crescimento das plantas.

Consciência ambiental: A horta permite que os alunos tenham contato direto com a natureza e desenvolvam uma consciência ambiental. Eles aprendem sobre a importância da preservação do solo, da água e dos recursos naturais, bem como sobre a importância da biodiversidade e da polinização. Essa experiência prática ajuda a promover uma mentalidade mais sustentável e responsável em relação ao meio ambiente.

Alimentação saudável: A horta oferece a oportunidade de os alunos se envolverem na produção de alimentos frescos e saudáveis. Eles têm a oportunidadede experimentar diferentes vegetais e ervas que talvez nunca tenham provado antes, incentivando uma alimentação mais variada e equilibrada. Isso pode contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares da comunidade como um todo.

Empoderamento e habilidades práticas: A participação na horta pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades práticas, como cuidar das plantas, regar, adubar e colher os alimentos. Essas habilidades são valiosas e podem aumentar a autoconfiança e o senso de empoderamento dos alunos. Além disso, a horta também pode ser uma oportunidade para ensinar sobre trabalho em equipe, responsabilidade e gestão de projetos.

Aprendizagem interdisciplinar: A horta pode ser utilizada como um recurso interdisciplinar, integrando diferentes disciplinas do currículo escolar. Por exemplo, os alunos podem explorar conceitos de ciências naturais ao estudar o ciclo de vida das plantas, fazer experimentos relacionados ao crescimento das plantas ou analisar o impacto ambiental da agricultura. Além disso, a horta também pode ser incorporada em atividades de matemática, arte, escrita e educação física.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os dois grupos de pré escolar que se encontram a funcionar no edifício foram convidados pela coordenadora do eco-escolas a tomar conta da horta. As educadoras mondaram o terreno com a ajuda das crianças, depois reapartiram-no em dois e decidiram que cada grupo iria ver o que plantaria. Na hora da plantação cada educadora levou o seu grupo à horta e plantou/ semeou o que tinham decidido em grupo.
Duas vezes por semana, as educadoras levavam algumas crianças consigo, regavam e arrancavam as ervas que era preciso arrancar.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi cavado e colocou-se algum estrume de cavalo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface com rabanetes
Couve com sálvia

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cozinham-se na escola

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega-se duas vezes por semana se não chover.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta.
Várias vezes ao ano.
Todas as turmas/ Grupos da escola. Cerca de 100 alunos.
Sempre que são levados para a horta os alunos adoram, acaba por ser sempre uma matéria mais significativa e mais facilmente lembrada.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Aprendizagem sensorial: A horta proporciona uma oportunidade única para as crianças explorarem e experimentarem diferentes sensações através do contato direto com a terra, plantas, folhas e frutas. Elas podem sentir a textura do solo, cheirar as ervas aromáticas, tocar nas folhas e observar as cores e formas das plantas. Essa experiência sensorial enriquecedora contribui para o desenvolvimento cognitivo e sensorial das crianças.

Conexão com a natureza: A horta permite que as crianças se conectem com a natureza de forma direta e significativa. Elas têm a oportunidade de observar o ciclo de vida das plantas, desde a semeadura até a colheita, e testemunhar o crescimento e as transformações que ocorrem. Essa conexão com a natureza promove um maior entendimento e apreciação pelo ambiente natural.

Estímulo à curiosidade e exploração: A horta desperta a curiosidade natural das crianças e as incentiva a fazer perguntas, investigar e explorar. Elas podem aprender sobre os diferentes tipos de plantas, suas características e necessidades específicas. A horta é um ambiente rico em descobertas e oportunidades de aprendizagem prática.

Responsabilidade e cuidado: A horta oferece às crianças a oportunidade de assumir responsabilidades e desenvolver habilidades de cuidado. Elas aprendem a regar as plantas, remover ervas daninhas, adubar o solo e acompanhar o crescimento das plantas. Essa responsabilidade promove o senso de autonomia, confiança e empatia pelas necessidades das plantas.

Alimentação saudável e consciência alimentar: A horta é um excelente recurso para ensinar as crianças sobre a origem dos alimentos e a importância de uma alimentação saudável. Elas podem acompanhar o processo de cultivo, desde a semeadura até a colheita, e aprender sobre a diversidade de vegetais, ervas e frutas. Isso pode incentivar escolhas alimentares mais saudáveis e uma maior consciência sobre a importância de uma dieta equilibrada.

Criatividade e expressão: A horta pode ser um espaço para a expressão criativa das crianças. Elas podem decorar vasos, construir suportes para trepadeiras ou criar marcadores de plantas. Essas atividades estimulam a imaginação, a criatividade e a expressão artística.

É importante adaptar as atividades da horta às idades e habilidades das crianças, fornecendo um ambiente seguro e supervisionado. Com esses aspectos em mente, a horta pode se tornar um espaço cativante e educativo para as crianças pequenas, despertando uma conexão duradoura com a natureza e uma apreciação pela comida saudável.

15.1. Link para a página da horta:

https://escolas.madeira-edu.pt/eb1peapena/AECs/EcoEscola/tabid/17823/Default.aspx