Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta existe à cerca de 6 anos, foi sofrendo alterações devido ao tipo do terreno.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 9 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área do conhecimento do Mundo, domínios da matemática, ciências experimentais e linguagem oral.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

63

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Foram os pais que ofereceram as sementes e algumas plantas para serem utilizadas na horta. Diariamente acompanham o crescimento da horta ( quando vêm buscar o seu filho) e incentivam as crianças a falarem da mesma.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças aprenderam a importância de consumir produtos biológicos e falam deles em casa com os familiares.
Tivemos a colaboração da Junta de Freguesia na preparação da terra.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo tem a tarefa de cuidar e regar o seu canteiro, procurámos diversificar o tipo de plantas utilizadas para conhecerem uma variedade maior.

7. Como é feita a preparação do solo?

As crianças ajudaram a fazer a limpeza do solo, os canteiros estavam cheios de ervas daninhas, colocar o composto que serviu como único fertilizante e retirar alguns caracóis que se abrigaram nas paredes dos canteiros.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com folhas secas e pequenos galhos que aparecem no espaço do recreio. São colocados também as ervas daninhas dos canteiros e a erva verde quando é cortada pelos funcionários da junta de freguesia.
Por vezes as crianças adicionam também as casacas da fruta que comem ao lanche.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta temos plantas hortícolas, mas também morangueiros. As crianças fazem ainda a manutenção dos canteiros de plantas ornamentais, catos e plantas aromáticas.
Colocado no centro da horta temos ainda plantas aquáticas num lago onde habitam peixes e rãs. Este espaço atrai também pequenas aves e muitos insetos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 3 kg, mas ainda está em produção..

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns são levados para as famílias e outros degustados na cantina da escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada grupo de crianças( temos 3 salas de atividades) tem a responsabilidade de regar e cuidar semanalmente do seu canteiro.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita durante a rega ou quando se retiram as ervas daninhas. Verificámos se aparecem pequenas borboletas brancas e ficamos atentos às folhas das couves.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos pequenas lagarta que roíam as folhas das couves.
Para controlar a praga, deixámos crescer algumas plantas aromáticas como a hortelã à volta dos canteiros, criámos canteiros com fores para atrair as borboletas e fizemos soluções com água e sabão para pulverizar as couves, logo no inicio da praga.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

No lago temos peixes e uma tartaruga. O lago atrai pequenos pássaros e uma diversidade de insetos, um dia tivemos a visita de um ouriço cacheiro.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta acontecem sempre que a temática que abordamos na sala de atividades o exige, preferimos sempre as atividades ao ar livre, que permitam consolidar e concretizar alguns conteúdos.
Estão envolvidos as crianças a educadora e a assistente operacional.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Associado ao projeto das hortas biológicas , desenvolvemos outro projeto ligado às utilidades das plantas. As crianças foram convidadas a trazerem de casa as plantas que ilustrassem diferentes utilidades. Já no JI agruparam essas plantas e formaram pequenos conjuntos que classificaram pela sua utilidade. Entre outras atividades, as crianças tiveram oportunidade de degustar plantas medicinais, no chá, e descobrir as fibras na lupa binocular de algumas plantas têxteis.
a exposição foi partilhada com a comunidade escolar e com as famílias.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: