Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Amadora Inova - pólo da Reboleira (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Jardinagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

sempre que possível, os encarregados de educação, juntamente com os seus educandos fazem manutenção no espaço da horta

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

o melhoramento da alimentação dos alunos, o despertar para a sustentabilidade, o criar novos horizontes nos alunos, pois muitos deles não tinham a noção de como se produzia uma simples alface.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

as turmas do PIEF de jardinagem trabalham na horta, desde a preparação de solo, até à colheita dos produtos. É feito um planeamento de rotação de culturas, tendo em conta o nosso solo e clima e a época do ano em que se começa as plantações

7. Como é feita a preparação do solo?

no início do ano letivo é feita a limpeza das infestantes e de seguida incorporação de matéria organiza resultante do nosso minhocário e dos nossos animais, fazendo depois uma mobilização de solo de acordo com a cultura a ser implantada

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

só não utilizamos citrinos e ananás, pois as minhocas não conseguem transformar esses alimentos. temos também, matéria orgânica resultante dos vários animais existentes na escola

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

fazemos varias consociações, quer entre hortícolas , hortícolas e flores , hortícolas e aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

não é fácil contabilizar mas aproximadamente 2000 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

são distribuídos pelos miúdos e alguns deles vendidos a professores e funcionários

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

tentamos recolher o máximo possível de água da chuva em reservatórios, regamos quase sempre ao final do dia, fazendo logo rega e fertilização

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

sim, todos os dias o professor responsável passa nas diferentes culturas para ver se existem alguma praga ou doença a atacar as mesmas

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

aulas na horta, todas as fotografias, anexadas durante o projeto, foram tiradas em aula, pois a turma de PIEF tem aulas no espaço

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Alertar os miúdos para a sustentabilidade e para as necessidades do planeta sem meter em causa as gerações futuras

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100027234537120