Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Colégio de Santa Teresa de Jesus (Santo Tirso)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

5 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Clube do ambiente e Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

22

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Uma vez por semana

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos colhem o que semeiam e plantam e levam para casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é organizada por pequenos espaços de determinadas plantações: feijões, alface, nabiças. Uns alunos preparam a horta, outros semeiam, outros regam e ainda outros retiram as ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Cavar, retirar as ervas daninhas e fertilizar através da compostagem realizada.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ervas daninhas, folhas secas e frutos que caem ao chão.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nabiças, Alfaces, Ervilhas e Favas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos levam para casa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta
Realizada duas vezes por ano. Uma turma de 26 alunos. Apanhar diferentes tipos de folhas para a realização de um herbário. Exposição do herbário. Observação de alguns seres vivos e aprender algumas das suas características.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos
Os alunos levam para casa os hortícolas recolhidos e os familiares confecionam os pratos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: