saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do meio, Cidadania, Expressões Plásticas
3.3. N.º de alunos envolvidos:
80
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Consciencialização da importância da alimentação saudável, sem pesticidas, nem herbicidas. Ter consciencia de onde vêm alguns alimentos. Observação do desenvolvimento das plantas. Dar importância ao trabalho para obtenção de alimentos. Não se importarem de sujar as mãos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as sextas feiras é dia dos alunos retirarem as ervas daninhas e de observar o crescimento das mesmas. Diariamente a horta é regada, principalmente nos dias de maior calor.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos organizam-se em grupos e por indicação dos professorem é realizada a limpeza, identificando as ervas daninhas. Não usamos fertilizante. Revolveu-se a terra com uma sachola, antes da plantação e sementeira de plantas.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantou-se morangueiros, couves, alfaces, tomateiros, pimenteiros, alhos franceses, cenouras, beterrabas, abóboras.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
5 Kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Consumo na cantina e na sala de aula.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Colocação de garrafóes cortados em cada canto da escola, para captação das águas das chuvas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Este ano houve muitos caracóis e houve necessidade de todas as semanas fazer a monitorização das pragas, uma vez que as plantas estavam a desaparecer.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis. Colocaram-se os caracois num garrafão com água durante alguns dias e pois esta água esra colocada na horta, e desta forma biológica os caracois deixavam de comer as plantas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os morangueiros deram bastantes morangos, o que permitiu fazer 3 vezes salada de fruta para os alunos (40 alunos). Foram os alunos e os professores que cuidaram da horta.
Atividade 2:
Descrição:
As alfaces desenvolveram bem deram, o que permitiu fazer 2 vezes salada de alface para os alunos (40 alunos). Foram os alunos e os professores que cuidaram da horta.
Atividade 3:
Descrição:
As cenouras cresceram e ralaram-se, juntamente com a alface fez-se uma salada para os alunos.(40 alunos). Foram os alunos e os professores que cuidaram da horta.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Foi um projeto que os alunos aderiram muito bem. Vamos dar continuidade e vamos solicitar ao parceiro Lipor que nos faculte um compostor, para nos ajudar na fertilização do solo.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100035435246475