Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

20

2. Área aproximada da horta (m²):

60

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Educação Física, Cidadania, Geografia.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Desperta a curiosidade dos alunos, que solicitam a participação nas atividades da horta.
Sensibiliza para a importância da produção de produtos biológicos.
Professores e alunos solicitam com alguma frequência, participar na dinamização da horta.
Desenvolvimento de um mercadinho para a venda dos produtos produzidos à comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os professores responsáveis delineiam as tarefas a realizar e fazem a respetiva distribuição pelas turmas participantes, os professores acompanhantes também costumam participar.
Quando não é possível a colaboração de alunos, os professores responsáveis fazem a manutenção da horta. Sempre que é necessária alguma intervenção mais específica é solicitada a colaboração dos jardineiros e/ou do funcionário responsável pela manutenção.
Das tarefas de manutenção da horta fazem parte as seguintes tarefas: monda de ervas daninhas; rega; plantação; limpeza dos terrenos no que respeita às folhas caídas das árvores; melhoria dos caminhos entre os terrenos onde estão as plantações.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo, foi realizada a limpeza dos terrenos, de seguida colocou-se composto e adubo natural (cavalo) e lavrou-se o terreno com uma pequena alfaia agrícola. Posteriormente, de modo a diminuir o crescimento de ervas daninhas, foi colocada uma tela preta (de tecido permeável) com as devidas aberturas para a plantação dos produtos hortícolas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O material recolhido dos jardins, ervas, restos de folhas das árvores e de flores e resíduos (verdes) da própria horta são colocados no compostor da escola e da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface verde, alface chicória, alface roxa, rúcula, beterraba, couve, couve repolho, couve tronchuda, couve roxa, couve flor, alho francês, nabo, espinafres, milho doce, morangos, maracujá, acelgas, tomate cherry, pimentos, brócolos, manjericão, bananas, maracujá e segurelha.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

60 kg até ao momento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são vendidos no Mercadinho, por forma a angariar fundos para a dinamização da horta (compra de ferramentas, sementes, plântulas, produtos agrícolas).

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os produtos são regados com frequência, sobretudo após a plantação, tendo sempre atenção à meteorologia, para aproveitar a água da chuva.
A horta tem torneira própria, contudo a água de rega não provem da rede pública, a mesma encontra-se armazenada num poço da escola e é a chamada "água de levada".

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Tendo em conta que todas as semanas são realizadas atividades na horta, pelo menos a rega, a plantação acaba por ser vistoriada com frequência. E até ao momento não foram detetadas quaisquer doenças e/ou pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: