Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB1 da Congosta (Estarreja)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Incentivo à degustação de novos sabores e texturas;
- Promover e incentivar o gosto pela agricultura biológica;
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- As turmas, sob a orientação dos professores, fazem a preparação do terreno, selecionam os produtos/sementes a utilizar, fazem a plantação e acompanham o crescimento e desenvolvimento das plantas;
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- tomate;
- courgete;
- Couve roxa;
- Espinafres;
- Alho francês;
- Feijão;
- cebolo;
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Esta atividade foi realizada no espaço escolar com a participação de todos os alunos, familiares, professores e algumas entidades convidadas. Os alunos participaram nas vendas e interagiram, com explicações sobre os produtos.
Esta atividade teve forte impacto na comunidade, havendo elevada adesão e participação na mesma.
Com a presença dos alunos, professores e assistentes operacionais da Escola do Mato,
foi uma manhã com muita luz, sorrisos, troca de experiências, venda de produtos
hortícolas, bolos caseiros, artesanato…
Os alunos da Escola da Congosta apresentaram danças folclóricas e envolveram-se nas
vendas, desenvolvendo a comunicação, a resolução de problemas e a capacidade de se
exporem perante audiências.
De salientar a presença das entidades convidadas, Sr. Diretor Dr. Jorge Ventura, Sr.
Vereador da Educação Dr. João Alegria, Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Avanca
Sr. José Borges, Sra. Presidente da Associação de Pais das Escolas de Avanca D. Carla
Laranjeira, as professoras Cecília Valente e Maria Isméria Barbosa, representante da
PACOPAR D. Catarina Valga, elementos da Confraria da Broa de Avanca e todos os
professores da Escola do Mato e respetivas assistentes operacionais.
As famílias participaram ativamente: com produtos para venda, nas bancas, vendendo
os produtos e, no apoio, à preparação da Feirinha.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
- As turmas deslocam-se à horta, acompanhadas pelas professoras, onde podem observar o crescimento das plantas, fazer o sua monitorização e observar características, necessidades e evolução das mesmas; É feito o registo escrito das observações, na sala de aula. A troca de ideias é uma constante nestas atividades práticas, evidenciando-se a participação de todos os alunos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os produtos da horta são recolhidos e entregues na cantina para confeção das sopas e saladas.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: