Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participam indiretamente, doando sementes ou plantas, cinzas ou casca de ovos. Este ano as famílias participaram também na compra de produtos da horta, num arraial que se realizou a 3 de junho.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
- em setembro e outubro - cavar e adubar com matéria orgânica para arejar e fortalecer o solo.
- de novembro até junho - semanalmente os alunos do Jardim de Aromas começaram por percorrer todo o espaço e recolher todos os plásticos e outros resíduos não orgânicos que encontravam. Devido à ação do vento encontravam-se sempre plásticos, que são recolhidos e colocados no ecoponto amarelo. Após esta limpeza, um grupo de alunos ficava responsável por localizar e arrancar ervas daninhas que poderiam competir com as plantas da horta. Essas ervas daninhas e outros resíduos orgânicos, como cascas de bananas ou restos de frutas, foram encaminhados para o compostor. Um grupo de alunos, semanalmente, também ficou responsável por procurar caracóis e outros animais que possam prejudicar as culturas, sendo esses caracóis dados às galinhas que, em alguns momentos e vigiadas, fizeram predação natural na horta.
A mobilização do solo (cavar e arar) foi feita com alfaias simples – enxadas, sachos e ancinhos – passando esta tarefa por todos os alunos envolvidos, sendo uma atividade de grande sucesso mesmo com os alunos mais pequenos. As sementeiras e plantações foram feitas pelos alunos com a
colaboração das professoras e do avô Vítor.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
No compostor são feitas camadas de diferentes materiais (folhas secas que são retirados da horta e da zona de árvores junto à horta, intercalados com restos de alimentos (alguns que os alunos trazem de casa outros do refeitório do colégio), intercalados com fezes das galinhas que temos no colégio junto à horta biológica). As condições adequadas de humidade foram mais difíceis de manter este ano e também se verificou menos matéria orgânica. Os alunos trouxeram menos e houve dificuldade em angariar esses materiais na cozinha do refeitório, por questões de logística interna.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Sazonalmente - batata; batata doce; couve portuguesa; brócolos; alface; alho francês; espinafres; cenoura; coentros; favas; ervilhas; cebolas; tomateiros e morangueiros.
Cravos túnicos.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
No presente ano letivo foram recolhidos (valore aproximados):
1 kg de brócolos; 2 kg de alfaces; 5 kg de batata vermelha; 1 kg de couve portuguesa; 1 kg de alho francês; 4 kg de espinafres; 500 gr de hortelã; 100 gramas de fisálias; 3 kg de favas; 100 gramas de ervilhas. Falta ainda recolher o tomate, que neste momento ainda está apenas em flor.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
verificar a existência de caracóis, de lagartas e de pulgões, e de tentar retirá-los.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Desde o lavrar/cavar da terra ao colocar da sementinha, os alunos das turmas dos 4 e 5 anos viram os diferentes passos. Guiados pelas educadoras, observaram composto, sementes, raízes, folhas e acompanharam o crescimento das suas plantas ao longo das semanas em visitas periódicas à horta.
Realizaram-se duas aulas de campo com alunos do 5.º ano de Ciências Naturais para estudo da influência dos fatores do meio no comportamento das plantas e realizou-se uma aula de campo com uma turma do 6.º ano de Ciências Naturais para observação de flores, no âmbito do estudo da reprodução das plantas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Promover uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação ambiental e alimentar.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Junto dos funcionários e pais há constantemente a curiosidade sobre o desenvolvimento de trabalhos na horta. Esta curiosidade vai sendo alimentada com a partilha de produtos retirados da horta e oferecidos aos funcionários. Este ano, e sempre que possível, foram partilhadas fotografias e vídos das atividades desenvolvidas pelos alunos, como os respetivos pais. Na educação pré-escolar através do Classroom e no Clube Jardim de Aromas (2.º e 3.º ciclo).
Fica o acesso a vídeos divulgados:
https://drive.google.com/file/d/1VLNi3L9rAJy_aeZVLmOmLT3ewICz76ob/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/13iYotAc1EOaGc7KPKOC3yF565nuxkIT_/view?usp=sharing
15.1. Link para a página da horta: