Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Profissional de Aveiro (Aveiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o ano de 2010.

2. Área aproximada da horta (m²):

Tem uma área aproximada de 50 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Mundo Atual, Matemática, Inglês, Português, Física e Química, Biologia, Cidadania e Desenvolvimento e disciplinas da área tecnológica.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

170

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas através das mais diversas formas, tais como: cedência de materiais para utilização na horta, partilha de formação pertinente das épocas próprias de cultivo e técnicas a utilizar no cultivo e combate às pragas. No segundo semestre tivemos a colaboração de uma Encarregada de Educação, várias vezes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Vontade e procura de muitos alunos em participar no projeto da horta; em anos anteriores, cobertura no direto do programa da RTP “Praça da alegria”; notícia no jornal de Aveiro; divulgação nas redes sociais. Tratando-se de uma horta comunitária, houve a participação da comunidade na partilha de conhecimento e aprendizagens relativas ao desenvolvimento de competências no âmbito da "Cidadania e Desenvolvimento, bem como a participação no rastreio dos parâmetros de saúde geral ("Mais saúde na Horta"), em que se incentivou a bons hábitos de alimentação saudável e sustentável, bem como de prática de exercício físico.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Calendarização das tarefas a desempenhar na horta e seleção dos alunos destacados para a Horta. Todos os alunos das equipas de CEF participam no desenvolvimento/manutenção da horta, de forma direta e indireta, tanto na construção do compostor, das cercas, como na criação do sistema de rega gota-a-gota (em desenvolvimento), bem como a instalação do painel fotovoltaico, que permita a alimentação deste sistema de rega (também em desenvolvimento).

7. Como é feita a preparação do solo?

A melhoria das propriedades físicas do solo é feita através de técnicas tradicionais como; cavar, sachar e outras técnicas para preparar e limpar o terreno. Fertilizamo-lo com adubo de cavalo e/ou outros animais, cinza e também da produção de húmus (Processo de Compostagem).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos orgânicos da cantina da escola; borra de café; terra para plantas. Utilização de minhocas para a implementação da vermicompostagem. Existe uma brigada responsável pela pesquisa de informação relacionada com a compostagem, assim como pela divulgação de hábitos de alimentação saudável e sustentável.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Contentor de compostagem, cercas que demarcam da área, passadiços, sinalética com nome do cultivo. As Culturas instaladas: Alface; Tomate coração e de Cacho; cereja, piripiri, Pimentos; Pepinos, Courgette; Beringela, morangueiros e cebola roxa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

50 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são vendidos dentro da comunidade, com o objetivo de angariar fundos para sustentar o seu próprio desenvolvimento.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha da água da chuva é feita através da canalização para um poço que posteriormente é utilizada na rega. Como referido anteriormente, foi projetado um sistema de rega gota-a-gota para implementar na Horta brevemente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização é feita semanalmente, através da inspeção dos produtos, especialmente as alfaces, tomates e restantes culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. As pragas são combatidas com borra do café, cascas de ovo e cinzas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Na horta, não são apenas plantadas as sementes que germinam na terra, mas também as sementes de como trabalhar em equipa, o respeito pelos outros, comunicar corretamente e as boas práticas de convivência, a capacidade de adaptarem a novas circunstâncias e desafios, aplicando medidas de sustentabilidade e respeito ambiental. Os produtos da horta têm sido distribuídos pela comunidade escolar, com o apoio dos alunos. Os restos de matéria orgânica da cantina, nomeadamente alfaces, cascas de batas e de cenoura, entre outros, são aproveitados para efetuar a compostagem. O compostor foi projetado e construído pelos alunos, nas disciplinas técnicas dos cursos de educação e formação (equivalência ao 9ºano). A compostagem por definição é um processo através do qual os resíduos orgânicos de diversas origens são transformados num fertilizante natural rico em nutrientes que pode ser usado para aplicação direta no solo. O produto resultante designa-se por composto. A compostagem assume um papel cada vez mais importante no desenvolvimento de uma horta. Por esta razão, a escola também utiliza um compostor, onde são colocadas as matérias necessárias para um bom produto fértil. Uma forma prática de acelerar este processo natural de compostagem consiste na utilização de minhocas específicas nestes restos orgânicos em decomposição. Desta forma, realiza-se mais propriamente a vermicompostagem na nossa horta, em que o processo de formação do húmus é acelerado, através da utilização de minhocas, que consomem parte da matéria e a transformam, promovendo o seu arejamento.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A nossa Horta Pedagógica é uma das atividades que se encontra inserida no Programa Eco-Escolas, nomeadamente no tema complementar “Agricultura Biológica”. Para além do objetivo de educar os nossos juniores/juvenis para a Educação Ambiental para a Sustentabilidade, o envolvimento da Comunidade Escolas e das suas famílias é também uma mais-valia do Eco-Escolas, promovendo a partilha de saberes e o estreitamento de relações entre a escola e as suas famílias. Neste sentido, destaca-se o envolvimento e a participação da D. Fernanda, encarregada de educação de um dos alunos da turma de Curso de Educação e Formação (CEF), que partilhou ensinamentos e procedimentos da melhor forma de cuidar da nossa horta, fornecendo-nos canas da Índia para fazer a estrutura de suporte dos tomates, pepinos, pimentos, tomates e alfaces. Recentemente, tivemos ainda na nossa Horta a visita de uma turma do pré-escolar do Centro Social da Vera Cruz, em que foram desenvolvidas atividades ao ar livre, relacionadas com a alimentação saudável e sustentável, com a proveniência dos alimentos da Horta e compostagem.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

No dia 10 de maio, a equipa de Socorro da Escola Profissional de Aveiro realizou no espaço da Horta Municipal um diagnóstico global ao estado de saúde da comunidade residente (medição da Glicemia capilar, Pressão Arterial Sistólica e Diastólica, Pulso, Peso e IMC), com o objetivo de promover a adoção de estilos de vida saudável e alimentação saudável e sustentável, visando a prevenção primária da Diabetes, de doenças cardiovasculares e outras doenças, bem como promover a aplicação de competências e humanas associadas a técnica do perfil funcional do curso que frequenta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

No âmbito do projeto Eco-Escolas, a Escola Profissional de Aveiro (EPA) criou o projeto da Horta de Intervenção. Todos os dias tentamos educar com sentido os nossos alunos para promover a mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, preparando os jovens de hoje, os adultos de amanhã para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais. Na horta não são apenas plantadas as sementes que germinam na terra, mas também as sementes de como trabalhar em equipa, o respeito pelos outros, comunicar corretamente e as boas práticas de convivência, a capacidade de adaptarem a novas circunstâncias e desafios, aplicando medidas de sustentabilidade e respeito ambiental. Nesta escola de oportunidades todos os espaços são locais de aprendizagem essenciais e desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
Monitorização dos hábitos de vida dos utentes da comunidade do bairro; Redação pelos alunos de testemunho refletivo individual sobre a pertinência da participação nesta experiência de cariz pedagógico, social e solidário.
Importa ainda referir que, neste momento, falta ainda montar o sistema de rega gota-a-gota, bem como o painel fotovoltaico que alimenta a bomba deste sistema. Isto porque, está a faltar resposta de uma empresa parceira que nos patrocine com o material necessário para a sustentação do painel fotovoltaico.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/search/top?q=escola%20profissional%20de%20aveiro%20horta