saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
7 anos (em outros moldes)
2. Área aproximada da horta (m²):
6 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
10
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio e Português
3.3. N.º de alunos envolvidos:
176
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias contribuiram com as sementes e mudas de plantas hortícolas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
No início desta atividade foi solicitado o apoio das famílias na oferta de sementes e mudas de plantas hortícolas. Com a criação da horta biológica os alunos foram conhecendo diferentes espécies de plantas, o processo das sementeiras, a germinação e o desenvolvimento de cada produto da horta. Aprendem a fazer compostagem e reconhecem os benefícios que têm os produtos da horta biológica para a saúde e para o meio ambiente. Podem degustar os produtos que eles mesmos plantaram e cuidaram, nomeadamente a alface.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos de todos os anos de escolaridade, orientados pelas professoras, realizam trabalhos na horta: regar o terreno; retirar as ervas daninhas em redor da horta; substituirão das mudas que não evoluíram; apanha dos produtos hortícolas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Colocaram-se paletes de madeira, encheram-se com terra do monte existente em redor da escola, colocaram-se as plantas e de tempos a tempos são tiradas as ervas daninhas, é colocado o composto obtido a partir da compostagem feita na escola e rega-se com a água da chuva que está sendo armazenada num contentor utilizado para o efeito.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os alunos colocam cascas de frutas e folhas secas no compostor que se encontra perto da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Coentros, nabiça, alface, fava, feijão, grão-de-bico, morangos, salsa, hortelã e manjericão.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
4 Kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta são em pouca quantidade e alguns servem para os alunos comerem como alface e morangos, outros para serem utilizados nas próximas sementeiras.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Contentor para recuperação e depósito da água da chuva para posteriormente com a utilização de garrafões ser feita a rega da horta biológica.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças nas plantas é realizada por meio da observação diária.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foram realizadas diversas aulas na horta, em que os alunos aprenderam a fazer sementeiras, a preparar o solo para receber as plantas, a colher os produtos, a colocar novamente outros produtos diferentes para que fosse feita a rotação de culturas, a rega e ainda aprenderam a fazer compostagem. Foram muito divertidas e benéficas para o rendimento escolar dos alunos as aulas num ambiente diferente das salas de aula. Entre muitas aprendizagens, os alunos foram adquirindo conhecimentos relativos ao comportamento das diferentes espécies e puderam constatar os benefícios dos produtos biológicos para o ambiente e para a saúde. O contacto com a terra, o convívio e a camaradagem que se estabeleceu permitiu ainda aprofundar laços de amizade e companheirismo entre as crianças.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: