saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe desde março de 2022
2. Área aproximada da horta (m²):
40 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
7
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Área de Conhecimento do Mundo
3.3. N.º de alunos envolvidos:
144
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
10
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As Famílias são envolvidas quando o Educador da sala solicita a sua participação, quer seja na angariação de plantas e terra para a horta; quer seja na participação no desenvolvimento das atividades da horta e no cuidado da horta. Também por exemplo a reutilização de materiais para utilizarem como vaso para plantar. Os excedentes da horta na escola também podem ser vendidos aos pais e comunidade escolar em geral. A comunidade escolar e as Famílias das crianças serão envolvidas com frequência e na dinamização das atividades, quer sejam estas na exploração do espaço da horta, no cultivo das hortícolas através da colaboração de familiares experientes na horticultura (Pais e avós com hortas); quer na dinamização das atividades à volta do espaço da horta. Estas atividades podem ser atividades de ciência, na construção de abrigos para aves, na construção do espaço das cozinhas de lama (espaço de brincar de faz-de-conta com elementos naturais da própria horta tais como terra, restos de folhas, restos de legumes e cascas...); oficinas de culinária com os produtos da horta, proporcionar visitas a outras hortas da comunidade envolvente para aprofundar e partilhar conhecimentos, etc.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As atividades realizadas na horta contribuem para as crianças compreenderem o processo de agricultura biológica, de como crescem as plantas e todos os cuidados inerentes ao seu desenvolvimento, sem o uso de pesticidas. Com a horta, também é mais fácil as crianças entenderem melhor a sazonalidade dos alimentos. Desenvolve também a capacidade do trabalho em equipa e da cooperação; proporciona um maior contato com a natureza, já que crianças dos centros urbanos estão cada vez mais afastadas do contato com os ambientes naturais. Proporciona também a modificação dos hábitos alimentares das crianças e a necessidade de reaproveitamento de materiais tais como: garrafas de plástico, embalagem tetrapak, copos descartáveis, entre outros. Estas atividades também apoiam o desenvolvimento da consciência ambiental, de que é necessário adotarmos um estilo de vida menos impactante sobre meio ambiente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada sala de atividades tem dois canteiros à sua responsabilidade, um de maiores dimensões (1mx80cm) e um mais pequeno (80cmx20cm). A horta está organizada em quatro espaços principais: o espaço dos contentores para o cultivo de hortícolas maiores, uma horta vertical para pequenas plantas e ervas aromáticas, um espaço de lazer onde estão as cozinhas de lama e a área de piquenique, e também um espaço só com pequenos vasos para flores, pequenos arbustos ou outras plantas do interesse das crianças. Cada sala de atividades é corresponsável por um contentor elevado e uma horta vertical, e de todas as tarefas inerentes, tais como organização, plantio, manutenção e limpeza. Os restantes espaços são responsabilidade comum. As crianças colaboram em todas as tarefas do cuidado da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Como se trata de uma horta urbana de contentores e vasos, e no ano passado foi colocado substrato em março, ainda não há grande necessidade de preparação do solo, basta somente ir mantendo a reposição do substrato adequado e de qualidade para este tipo de horta, pois com as crianças a mexer no solo e a regar, este vai desaparecendo dos contentores, sendo reposto sempre que necessário. Sempre que uma planta é colhida e ou morre, é substituída por outra, limpando o contentor de todas os restos (folhas e raízes). Para a fertilização temos optado pela adubação natural, tendo por base casca de banana (casca de banana fervida em água por 15 minutos, diluído em água é usada para regar as plantas), borras de café (a borra misturada em água com que regamos as plantas), cinzas e cascas de ovo (triturada em pó). A varanda é um local ensolarado e protegido dos ventos e dos animais e tem um ponto de água que permite a irrigação necessária.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Não fazemos ainda compostagem no local, pois não temos contentor adequado para fazer na varanda, sem que este atraia moscas e roedores para o local.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Nos vasos verticais cultivamos plantas condimentares, tais como as ervas aromáticas e as medicinais, uma vez que são precisas pequenas quantidades de cada vez e, geralmente, produzem se constantemente. Exemplos: Cebolinho, salsa, manjericão, hortelã, erva-doce, erva-cidreira, coentros, alecrim. Também temos morangueiros neste contentores verticais.
Nos vasos temos arbustos frutíferos de pequenas dimensões tais como mirtilos, pimenteiros, amoras e algumas flores para alegrar o espaço.
Nos contentores de maior dimensão e sempre que possível utilizamos as espécies nativas e da época. Já plantámos, por exemplo, alfaces, cenouras, favas, couve portuguesa, espinafres, tomate cherry, agrião, beringela, beterraba, chicória, couve manteiga, feijão-vagem e rúcula.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
A quantidade é muito pouca e nunca contabilizamos os produtos produzidos. Temos mais interesse no processo do que no resultado final.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Com os produtos produzidos realizamos atividades pedagógicas com as crianças, em redor da horta. São diversas os temas que podem ser explorados. Desde as temáticas centradas nas áreas da alimentação, agricultura biológica e/ou compostagem, como por exemplo, as receitas que podemos elaborar com os produtos da horta, principalmente as saladas das e as sopas, promovendo uma alimentação saudável. Também desenvolvemos o interesse dos mais pequenos pelo mundo da ciência, especialmente botânica, biologia e química, utilizando os produtos da horta para observação direta, à lupa, perceber os constituintes das plantas, distinguir frutos, de vegetais ou legumes, etc. Ainda em torno da horta foi possível realizar visitas a mercados e estufas para aquisição de plantas, a hortas de familiares e da comunidade envolvente para aprender com outras pessoas, realizar atividades de lazer ligada à horta no pequeno espaço de convívio, onde podemos realizar piquenique e brincar nas Cozinhas de Lama (área onde as crianças brincam com os elementos naturais resultantes da horta, tais como folhas, caules, terra…).
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Na varada existe um ponto de alimentação de água que permite a irrigação das plantas sempre que necessário, no entanto também aproveitamos alguma das águas das chuvas para regar a horta, sempre que possível, em pequenos reservatórios de armazenamento da água.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização das pragas e das doenças é feitas pelos adultos e pelas crianças que cuidam da horta no seu dia-a-dia. Sempre que detetam algo fora do normal, tentam perceber a origem do problema, investigando os sinais na internet em sites de agricultura biológica para perceber as causas e saber com agir.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Ainda não tivemos muitos problemas com pragas e doenças até ao momento. O único problema que tivemos este ano letivo foi com os caracóis e as lesmas, que comeram literalmente todas as couves. Para proteger as plantas atacadas usamos garrafões de plástico para as tapar s e também espalhamos cinzas de madeira em faixas defensivas ao redor das plantas em perigo.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Maioritariamente realizamos muitas atividades ligadas aos sentidos (semanalmente): Tocar e sentir as texturas de sementes, terra, folhas, flores ou mesmo frutos, provar os alimentos crus. Observar as cores, sentir os cheiros, ver as plantas a crescer é um despertar contínuo para todos os sentidos. Daqui destacamos também as atividades de lazer no espaço da horta, onde as crianças brincam nas Cozinhas de lama ao faz-de-conta a confecionar os seus alimentos com os restos naturais da horta e7ou fazem piqueniques.
Atividade 2:
Descrição:
Também destacamos as oficinas de culinária que promovem uma alimentação mais saudável: Quando as crianças podem cultivar os seus próprios feijões, cenouras e alfaces, também têm mais facilidade em comer o que plantaram (realizamos ocasionalmente e sempre que necessário, mais ou menos 1 por mês em cada sala de atividades). Nestas oficinas de culinárias também utilizamos produtos da horta enviados e oferecidos por familiares.
Atividade 3:
Descrição:
Destacamos também as oportunidades de realizar visitas de estudo, atividades de ciência e de investigação em redor da horta. As saídas aos mercados e estufas para adquirir plantas para replantar, visitar outras hortas, trabalhos de investigação sobre animais ajudantes da horta ou invasores da horta; herbanários; ciclo da vida da plantas, entre outros proporcionam oportunidades de aprendizagem muito ricas (entre 1 a 3 visitas ao ano por sala de atividades e variadas atividades consoante os projetos desenvolvidos nas salas)
15. Outros aspetos de realce da horta:
A nossa horta é uma pequena horta urbana, realizada em contentores e canteiros numa varanda, pois não possuímos no nosso pré-escolar um espaço de terreno. Com este projeto pretendemos que a nossa horta urbana, apesar de ser feita em contentores, fosse utilizada como um recurso pedagógico, sendo uma extensão da sala de atividade. Além de proporcionar às crianças, na sua maioria residentes em área urbana, algum contato com a agricultura biológica, pretendíamos fomentar uma consciencialização junto dos Educadores, de que a horta é uma experiência relevante e formativa.
15.1. Link para a página da horta: