Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Colégio do Castanheiro (Ponta Delgada)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

12 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

16

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré escolar, 1.º ciclo, Ciências naturais e Biologia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias enviam alguns espécimes que tenham em casa para também crescerem no colégio.
Algumas famílias foram convidadas a dinamizar na nossa horta o seu negócio de família, os ananases, o chá, a videira, entre outros.
As famílias participam no mercadinho da horta adquirindo os produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos gostam de experimentar os produtos que plantaram alguns crus outros levam para serem cozinhados. Alguns já conseguem identificar algumas das espécies aromáticas e de fruto. Sendo os produtos biológicos têm muita procura pela comunidade educativa nos mercadinhos que são realizados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos mais pequenos têm uma hora quinzenalmente no seu horário para a manutenção dos canteiros, semear, transplantar ou recolher. Os restantes alunos são convidados a fazer a apanha das frutas na altura em que acontece. Para além disso existe um funcionário afeto exclusivamente ao local responsável pela sua manutenção, limpeza e cuidar dos animais.

7. Como é feita a preparação do solo?

a limpeza é feita com ancinhos de mão, a fertilização com composto feito no local e a mobilização com enxada.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais das podas das árvores de fruto e sebes vivas, herbáceas retiradas nas limpezas e relva cortada dos jardins e outros espaços exteriores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alecrim, salsa,

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

galinhas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: