Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Centro Educativo dos Olivais (Coimbra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
conjuntamente com a formadora. Sendo o grupo constituído por poucos jovens, não existe uma repartição de tarefas na manutenção da mesma, executando, segundo as necessidades, as mondas, sachas, rega, etc.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Na zona da horta existem três compostores plásticos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Cebolinho - 300 g
Couve - 4 kg
Morango - 1 Kg
Salsa - 500 g
Coentros - 650 g
Rabanete - 1 kg
Beterraba - 2 Kg
Rúcula - 300 g
Espinafre - 3 Kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
utilizada para a rega da horta. Habitualmente, a rega é efetuada em dias alternados, mas adaptamos a
frequência em função das condições atmosféricas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
necessário, é feito com recurso a macerados (urtiga, alho, etc.), pulverização de inseticida natural à base
de sabão azul, utilização de consociações e de plantas aromáticas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
horta visualmente mais atrativa e dinâmica.
- Percurso permeável, revestido com gravilha.
- Elemento identificador da horta/ elemento escultórico em cerâmica, pintado e vidrado, elaborado pelos
formandos nas aulas de cerâmica conjuntamente com o professor.
15.1. Link para a página da horta: