Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral (Celorico da Beira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências naturais, Artes, Ed.Especial, Oferta complementar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

17

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

alguns pais forneceram plantas para plantar e semear

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

os alunos recolhem alimentos que utilizam nas atividades de cozinha pedagógica.
também se utilizam plantas aromáticas e legumes na cantina e bufete da escola

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

os alunos estão incumbidos de regar e tirar as ervas, repartidos por grupos de 3/4 alunos com escala definida.

7. Como é feita a preparação do solo?

com ferramentas e com o composto do compostor

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

restos da cantina e da limpeza dos jardins

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

couve, alface, orégãos, tomate, pimento, abóbora, beterraba

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

+/- 10 kg no total

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

cantina, bufete, comunidade escolar (prof, AO)

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

com regador e do pote da água da chuva. por vezes com água da rede

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

semanalmente pelos alunos

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

confeção de sopas na cozinha pedagógica, pelos alunos Ed.especial

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

aulas de biodiversidade e sustentabilidade na horta em contexto aula de campo
os alunos gostaram mto das atividades desenvolvidas, dado que eles foram os dinamizadores. consolidaram conhecimentos da disciplina de CNaturais

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: