Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Jardim-Escola João de Deus - Matosinhos (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

A horta foi feita em hortas verticais (três recipientes altos individuais de 80 centímetros).

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

43

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

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5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Desde a primeira abordagem a este projeto, os alunos demonstraram um entusiasmo muito grande por se tornarem responsáveis e agentes ativos pelo crescimento de novos alimentos. Fizeram pesquisas sobre como plantar, cuidar e manter as espécies da sua pequena horta. No entanto, a fase de mais entusiasmo foi o momento em que viram os resultados das suas plantações e sobretudo a fase da colheita e o consumo de alguns alimentos como o tomate cherry e a alface. Apesar de ser uma horta pequenina devido a alguns constrangimentos relacionados com o espaço de cultivo disponível na escola, a mesma teve um impacto bastante grande nos alunos envolvidos. Foi notório o trabalho em equipa para todos poderem contribuir para a manutenção do espaço e de uma maneira geral os alunos ficaram muito mais sensibilizados para hábitos alimentares mais saudáveis (nomeadamente para o consumo de vegetais). Além disso os alunos viram que era possível construir uma horta, mesmo com poucos recursos ou em espaços pequenos. Muitos meninos e meninas demonstraram vontade em construir uma horta em sua casa, o que mostra que a experiência serviu também para a interiorização de comportamentos ecológicos para a vida.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição de tarefas é feita de acordo com uma escala.
Há grupos de trabalho divididos por tarefas e dias para as realizarem (ex: regar, tirar folhas secas, etc) para todos poderem participar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Preparação do Solo: Foi utilizada terra especial já previamente adubada para a plantação.

Mobilização do Solo: Não foi necessária. A horta foi feita em "hortas verticais" (recipientes individuais e adequados para o efeito).

Fertilização: Não foram usados quaisquer fertilizantes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

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9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface
Tomate Cherry
Salsa
Hortelã

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3kg (aproximadamente)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos foram consumidos pelos alunos.
(ex: realização de salada)





10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A manutenção da horta e a repartição de tarefas é feita de acordo com uma escala.
Há grupos de trabalho divididos por tarefas e dias para as realizarem (ex: regar) para todos poderem participar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas é feita semanalmente por um grupo de alunos (sempre com a supervisão de um professor ou funcionário).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: