Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Sec. D. Sancho I (Vila Nova de Famalicão)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Também envolveram os pais, quando trouxerem "pés" de couve, pimentos, tomate, courgete, batata, morangueiros, acelgas, para plantar (março e abril).
Os encarregados de educação também foram convidados e participaram numa ação de formação sobre compostagem, que se realizou na escola, no dia 5 de maio, promovido pelo município no âmbito do projeto "Vamos tratar do resto". Nesta sessão, para além de formação, receberam um compostor e um balde.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Durante este ano, o projeto "Horta Pedagógica" consolidou-se:
1- foi acrescentado composto, à terra "virgem", tornando-a fértil. O composto está a ser produzido, desde 2018-2019, com recurso aos restos orgânicos da cantina, cozinha pedagógica, bares e corte de jardins e podas;
2- Foi criado e aplicado um projeto pedagógico, que relaciona a alimentação saudável e sustentável e as técnicas de agricultura biológica, que envolveu todas as turmas do 9º ano, a turma de Restaurante e Bar do 10º ano, e turmas do 8ºano.
3- A Horta Pedagógica exigiu formação em agricultura biológica, para os alunos do 9º ano, e em compostagem, os encarregados de educação, assistentes operacionais e restante comunidade;
4- Os produtos produzidos ao longo o ano anterior e que terminaram a maturação durante o verão de 2022 (batata doce, abóboras, couve-galega), foram utilizado na comemoração do Dia da Alimentação (dia 16 de outubro -1), que envolveu os alunos do Curso Profissional de Restaurante e Bar e os respetivos professores e todas as turmas do 9º ano, na disciplina de Ciências Naturais (unidade - promoção da saúde e alimentação saudável). Os alunos do curso profissional, colheram os produtos da horta e cozinharam: sopa e compotas, que foram servidas, durante a manhã na sala do aluno. Os alunos das turmas do 9º ano, foram convidadas a apreciar os pratos confecionados. Nesta festa coletiva, os alunos foram convidados a participar na horta pedagógica, com os seus projetos.
5- Em novembro-dezembro 2022, inicicou-se o projeto "As leguminosas são as estrelas", descrita na atividade 2 (campo abaixo) ,em que os alunos tiveram oportunidade de conhecer as vantagem nutritivas e ambientais resultantes do consumo das leguminosas, para além de contactar pela primeira vez, com variedades, como a lentilha e o tremoço;
6- As ervilhas e favas colhidas, assim como legumes como couve-galega, bróculos e alface, foram levados pelos alunos à cozinha, contribuindo para a confeção de sopa, servida ao almoço na escola (2).
6- A participação dos alunos na horta gerou uma onda de boa disposição, pois permitiu a aprendizagem fora da sala de aula; por outro lado, os conhecimentos adquiridos, também entravam no laboratório, como foi o caso dos alunos do 8º ano, que tiveram oportunidade de observar a relação entre as azotobactérias e as leguminosas, consolidando o ciclo do azoto e as relações bióticas.
1- https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02ic9rQJxaPKNZ1G1HAxpQjqcaVtSEm72QajcW4hiEw1gwAJao2t9Q6rUjUWqSD8gxl&id=100024792433282&sfnsn=mo
2- https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0NupKjdL95CaCdhn2EKZys1yA8VWMAuibFb6ZXNTviJwdE2VrvyNE13oNgG8KvHVul&id=100024792433282&sfnsn=mo
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Desde dezembro, uma vez por semana (com alguma regularidade), todas as turmas trabalharam na horta.
Cada turma, foi responsável por um canteiro de leguminosas:
0- Adicionaram composto;
1- selecionaram a leguminosa;
2- semearam (ervilhas/ favas/tremoceiros e lentilhas)
3 - identificaram a sementeira;
4- limparam as infestantes e as pragas;
5- colheram os produtos e levaram à cozinha, para que fossem usados na sopa.
6- regavam em momentos de maior necessidade;
7. Como é feita a preparação do solo?
Limpeza - à mão, com recurso a pequenas ferramentas.
Mobilização - à mão com recurso a pequenas ferramentas
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os alunos do 8º ano, deslocam-se à cantina e aos bares e recolhem os restos vegetais, que são depositados num pequeno balde; os alunos da cozinha pedagógica, eles próprios transportam os restos vegetais no final das atividades. O assistentes operacionais responsáveis pela limpeza dos espaços exteriores, colocam os "castanhos", nos compostores,
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Canteiro com Couve/ alface/beterraba
Canteiros com leguminosas;
Canteiro com ervas aromáticas ( tomilho, aregãos, salsa, coentros)
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
10kg batata-doce;
2Kg de ervilhas
4 Kg de favas
1Kg de alface
1Kh de Bróculos
Vários Kg de couve-galega
Vários kg de tremoços (que ainda estão a terminar o desenvolvimento) - serão colhidos em setembro, quando voltarmos.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rege é feita pelo pé das culturas com regador.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Lesmas - retiradas à mão.
Afídeos, que se controlaram naturalmente, provavelmente com a ajuda de insetos auxiliares.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Realizou-se na comemoração do "Dia da alimentação, em 16 de outubro, com os produtos que ainda estavam na horta, do ano anterior - abóbora, batata doce e couve galega.
Foram ainda confecionadas compotas de abóbora, pelos alunos do curso Técnico de Restauração, assim como o uso de ervas aromáticas.
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0PF1nBMywHgkaQbjeePhM9nwbXSUa5M1r1dZ1SEzQ8e4mLCMvktqaGLVXdK2Hh3i2l&id=100024792433282
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
1- BI da Leguminosa (conhecer as leguminosas, num doc. de identificação das suas priincipais caracteristica )
2- As leguminosas na horta (cultivar uma variedade de leguminosa na horta)
3- As leguminosas no prato (apresentar um prato com leguminosas)
4 - As leguminosas são as estrelas (apresentar um vídeo sobre todo o projeto)
Este concurso decorreu de dezembro a maio. Venceu a equipa "As Green".
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0pcWc67HG93FJTVxJvxrL2HL67ottGU5FTCZ9YPunV1kYXmBeZMz4t1vTxDctUWj7l&id=100024792433282
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0h9dJT8yNwVZm3ecTne84yzqmUNP79gdA42ThwD6EmRPQ8oaj42ZEZxDw92H1Zp54l&id=100024792433282&sfnsn=mo
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: