Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EBI da Boa Água (Sesimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

+ ou - 30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

9

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta pedagógica tem um impacto positivo e significativo na comunidade escolar e nos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem.
A horta pedagógica contribuiu para a inclusão dos alunos com deficiência, possibilitando a participação ativa nas atividades escolares e oferecendo um ambiente inclusivo e acolhedor. Além disso, foi uma oportunidade de sensibilização de toda a comunidade escolar a respeito das questões de inclusão e diversidade.
Na educação ambiental e alimentar, a horta pedagógica ajudou os alunos a aprender sobre o ciclo de vida das plantas, o meio ambiente, a importância de uma alimentação equilibrada e saudável.
Na promoção da saúde e bem-estar, a atividade de jardinagem foi uma atividade relaxante e terapêutica, contribuindo para a promoção da saúde mental e física dos alunos, além de uma opção saudável de lazer.
No desenvolvimento de habilidades sociais, a horta pedagógica é uma oportunidade de interação social e trabalho em equipa, além de promover valores relacionados com a cooperação, a solidariedade e o respeito.
No desenvolvimento de habilidades de autonomia, a jardinagem pode ajudou os alunos a desenvolver habilidades de autonomia, como cuidar das plantas, observar o seu crescimento e colher os alimentos quando estiveram prontos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é programada pelos professores do Ensino Especial, que em conjunto com os alunos da sala Centro de Apoio à Aprendizagem organizam as tarefas e a rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada pelos professores do Ensino Especial. Antes da plantação foi adubada com fertilizante de compra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano foram plantados: ervilha, batata, brócolos, couve, alface, morangos, favas, batata doce, tomate.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não foi contabilizado o peso dos alimentos recolhidos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos recolhidos na horta foram vendidos á Comunidade Escolar e foram utilizados na confecção de comida para ser vendida na sala de professores.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é realizada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A partir de novembro de 2022 foi realizado, quase em todas as terças-feiras, a venda de sopa ou prato na sala de professores.
A confecção da comida era realizada na sala do Centro de Apoio à Aprendizagem e/ou na sala de apoio ao bar dos alunos, com os professores do Ensino Especial e os alunos da respetiva sala.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: