Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EBI da Boa Água (Sesimbra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta pedagógica contribuiu para a inclusão dos alunos com deficiência, possibilitando a participação ativa nas atividades escolares e oferecendo um ambiente inclusivo e acolhedor. Além disso, foi uma oportunidade de sensibilização de toda a comunidade escolar a respeito das questões de inclusão e diversidade.
Na educação ambiental e alimentar, a horta pedagógica ajudou os alunos a aprender sobre o ciclo de vida das plantas, o meio ambiente, a importância de uma alimentação equilibrada e saudável.
Na promoção da saúde e bem-estar, a atividade de jardinagem foi uma atividade relaxante e terapêutica, contribuindo para a promoção da saúde mental e física dos alunos, além de uma opção saudável de lazer.
No desenvolvimento de habilidades sociais, a horta pedagógica é uma oportunidade de interação social e trabalho em equipa, além de promover valores relacionados com a cooperação, a solidariedade e o respeito.
No desenvolvimento de habilidades de autonomia, a jardinagem pode ajudou os alunos a desenvolver habilidades de autonomia, como cuidar das plantas, observar o seu crescimento e colher os alimentos quando estiveram prontos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A confecção da comida era realizada na sala do Centro de Apoio à Aprendizagem e/ou na sala de apoio ao bar dos alunos, com os professores do Ensino Especial e os alunos da respetiva sala.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: