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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde setembro de 2019
2. Área aproximada da horta (m²):
< 50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento
3.3. N.º de alunos envolvidos:
cerca de 40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O contacto dos alunos/professores/técnicos operacionais nas tarefas da horta proporciona troca de saberes e o contacto com a terra. Os legumes da hortas são utilizados para a confeção de sopas e saladas na cantina da escola e os frutos colhidos são oferecidos aos alunos. Com a venda dos legumes junto da comunidade escolar são compradas novas plantas e ou sementes.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Uma vez por mês, ou quando necessário) os alunos/professores deslocam-se à horta para fazerem a manutenção (remoção de ervas daninhas, plantação e sementeira de novas culturas). Os técnicos operacionais, sempre que possível, orientam e colaboram nestas tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é sachado superficialmente, removem-se as ervas daninhas (colocadas posteriormente no compostar) e a fertilização é feita com o composto obtido e ainda com a utilização da borra de café do bar da escola.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com os resíduos vegetais resultantes da limpeza da horta/pomar e jardim.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas instaladas são hortícolas: alface, pencas, repolho, alho francês, cebolo, favas, cenouras, pimento tomate, feijão verde, alho, ervas aromáticas.. As consociações instaladas são ervas aromáticas no mesmo espaço do que as couves e as alfaces. Existe também nas bordaduras cravos charope.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Alface - 3 kg, pencas 8 Kg, repolho 4 kg, , cebolo 5 kg, alho francês - 2 Kg; favas - 12 kg, (pimento, tomate, feijão verde, alho, couves) - ainda em desenvolvimento, ervas aromáticas - 5 molhinhos
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Oferta/venda à comunidade educativa
Confeção de sopa (1 por período) na cantina da escola
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada principalmente nos meses de maior calor, durante as primeiras horas da manhã.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Por observação direta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Têm surgido um número significativos de lesmas e caracóis. Tem sido combatidas com sal espalhado nas zonas mais atacadas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Confeciona-se uma sopa por período na cantina da escola com recurso aos legumes da horta (utentes da cantina)
Atividade 2:
Descrição:
Realizam-se aulas com os alunos de uma turma, sempre que os docentes consideram oportuno
Os alunos/professores deslocam-se à horta para fazerem a manutenção ( remoção de ervas daninhas, plantação e sementeira de novas culturas). Os técnicos operacionais, sempre que possível, orientam e colaboram nestas tarefas.
Atividade 3:
Descrição:
Oferta/venda de excedentes à comunidade educativa quando se verifica a existência de excedentes.
15. Outros aspetos de realce da horta:
O solo era muito pobre, baldio e foi necessário pedir ajuda ao parceiro -LIPOR para nos oferecer composto para enriquecer o solo. A partir daí o solo tem vindo a melhorar e as culturas têm passado a desenvolver-se melhor. Tem-se procurado adaptar as culturas ao tipo de solo.
A horta localiza-se num pequeno espaço atrás de um muro que lhe provoca sombra a maior parte do dia- a exposição solar não é a melhor.
15.1. Link para a página da horta: