Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Francisco Torrinha (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde setembro de 2019

2. Área aproximada da horta (m²):

< 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

cerca de 40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O contacto dos alunos/professores/técnicos operacionais nas tarefas da horta proporciona troca de saberes e o contacto com a terra. Os legumes da hortas são utilizados para a confeção de sopas e saladas na cantina da escola e os frutos colhidos são oferecidos aos alunos. Com a venda dos legumes junto da comunidade escolar são compradas novas plantas e ou sementes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma vez por mês, ou quando necessário) os alunos/professores deslocam-se à horta para fazerem a manutenção (remoção de ervas daninhas, plantação e sementeira de novas culturas). Os técnicos operacionais, sempre que possível, orientam e colaboram nestas tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é sachado superficialmente, removem-se as ervas daninhas (colocadas posteriormente no compostar) e a fertilização é feita com o composto obtido e ainda com a utilização da borra de café do bar da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os resíduos vegetais resultantes da limpeza da horta/pomar e jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas são hortícolas: alface, pencas, repolho, alho francês, cebolo, favas, cenouras, pimento tomate, feijão verde, alho, ervas aromáticas.. As consociações instaladas são ervas aromáticas no mesmo espaço do que as couves e as alfaces. Existe também nas bordaduras cravos charope.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alface - 3 kg, pencas 8 Kg, repolho 4 kg, , cebolo 5 kg, alho francês - 2 Kg; favas - 12 kg, (pimento, tomate, feijão verde, alho, couves) - ainda em desenvolvimento, ervas aromáticas - 5 molhinhos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Oferta/venda à comunidade educativa
Confeção de sopa (1 por período) na cantina da escola

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada principalmente nos meses de maior calor, durante as primeiras horas da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Têm surgido um número significativos de lesmas e caracóis. Tem sido combatidas com sal espalhado nas zonas mais atacadas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeciona-se uma sopa por período na cantina da escola com recurso aos legumes da horta (utentes da cantina)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realizam-se aulas com os alunos de uma turma, sempre que os docentes consideram oportuno
Os alunos/professores deslocam-se à horta para fazerem a manutenção ( remoção de ervas daninhas, plantação e sementeira de novas culturas). Os técnicos operacionais, sempre que possível, orientam e colaboram nestas tarefas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Oferta/venda de excedentes à comunidade educativa quando se verifica a existência de excedentes.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O solo era muito pobre, baldio e foi necessário pedir ajuda ao parceiro -LIPOR para nos oferecer composto para enriquecer o solo. A partir daí o solo tem vindo a melhorar e as culturas têm passado a desenvolver-se melhor. Tem-se procurado adaptar as culturas ao tipo de solo.
A horta localiza-se num pequeno espaço atrás de um muro que lhe provoca sombra a maior parte do dia- a exposição solar não é a melhor.

15.1. Link para a página da horta: