Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Jardins de Infância de Fazendas de Almeirim (Almeirim)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
1. Impulsiona diversos projetos de educação ambiental
Como por exemplo a reutilização de materiais para utilizarem como vaso para plantar. A reciclagem de resíduos orgânicos no processo de compostagem
. A utilização racional da água ou mesmo o aproveitamento das águas de chuva para regar.
2. Incentiva hábitos alimentares mais saudáveis
Quando as crianças percebem a origem dos alimentos e têm um maior contacto com eles, tendem a ter menos resistência em querer comer
3. Promove o trabalho em equipa
A horta No JI, tal como em família em casa é um trabalho de equipa! Vai depender da forma como envolvem as crianças na implementação do projeto, mas de um modo geral podemos afirmar que ajuda na preparação dos mais novos para a socialização.
4. Proporciona experiências práticas exploradas na área do conhecimento do mundo
A horta no JI vai permitir não apenas a observação de biodiversidade de plantas e insetos. Vai permitir explorar experiências práticas ligadas aos temas abordados na sala.
5. É possível obter rentabilidade
Os excedentes da horta na escola podem ser dados aos pais, refeitório escolar e comunidade escolar em geral. Podem ser organizadas feirinhas de produtos produzidos no JI e mostrar aos mais crescidos o resultado da sua participação e ajuda6. Sensibiliza a comunidade para questões como alimentação saudável e comportamentos sustentáveis
As comunidades podem e devem ser sensibilizadas para adotar melhores hábitos. Podemos sensibilizar a comunidade quando consideramos por exemplo o envolvimento da comunidade escolar no projeto da horta na escola, solicitando que participem, quer na implementação da horta e sua manutençâo
7. Pode funcionar como componente para alcançar o estatuto de Eco-escola
Muitas escolas implementam boas práticas ambientais para alcançar o estatuto de eco-escola. A horta no JI é considerada uma medida importante para alcançar este estatuto.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: