Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica Marinhas do Sal (Rio Maior)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O 1.º ciclo, no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio e de Matemática, realizaram atividades práticas em contexto real, na horta, e garantiram a manutenção de um canteiro por turma.
Este espaço foi, também, utilizado pelos alunos que frequentam a Unidade de Ensino Estruturado porque lhes proporciona estímulos sensoriais promotores de bem estar e desenvolvimento de capacidades intelectuais.
Os alunos com Necessidades Específicas que usufruem de Adaptações Curriculares Significativas realizam atividades práticas na Horta Pedagógica, no âmbito do projeto "Aprendizagens para a vida". Esta oferta permite aos alunos realizar aprendizagens substitutivas e complementares à disciplina de Ciências Naturais, para a qual reverte a avaliação.
Procurando que este espaço seja inclusivo, estes alunos prepararam e realizaram atividades para as suas turmas, como por exemplo um peddy-papper.
Participaram, também, em atividades do Plano Anual de Atividades da escola, inserindo-se nas comemorações do dia do "Pi", entre outras.
Alguns alunos do 1.º ciclo e do 5.º ano, por sua iniciativa, no período de almoço juntam-se ao grupo de alunos do atelier, integrando-se nas atividades.
Este atelier possibilita a realização de atividades que fomentam nos jovens a formação de uma consciência ambiental, quer para os alunos que o frequentam, quer para as turmas que participam em algumas das atividades dinamizadas.
Alguns dos produtos hortícolas são utilizados para a confeção de receitas pelos alunos com Necessidades Específicas que frequentam o atelier de Cozinha. Posteriormente são vendidos à comunidade educativa, implicando conhecimentos da área da Matemática, tais como a utilização do dinheiro. Igualmente promove junto da mesma uma alimentação saudável.
A participação dos assistentes operacionais contribui para a regular manutenção e valorização da Horta. Estes e os professores são os que adquirem os produtos hortícolas vendidos pelos alunos, servindo esta atividade para a divulgação da Agricultura Biológica e, ainda, para sensibilizar para a sua importância na sustentabilidade do nosso planeta junto da comunidade educativa.
A colaboração com entidades externas à escola tem trazido benefícios na mobilização de recursos, nomeadamente:
- Instalação de equipamentos pela Câmara Municipal de Rio Maior;
- Doação de materiais para a horta pela Junta de Freguesia de Rio Maior;
- Limpeza e manutenção do espaço pela Junta de Freguesia de Rio Maior.
Todos estes contributos têm um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos, na medida em que criam as condições básicas para a realização de atividades.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As turmas dos vários ciclos de escolaridades colaboram na manutenção da horta com a supervisão dos professores responsáveis.
A manutenção é feita durante as atividades letivas pelos alunos e professores envolvidos; fora desses períodos, os funcionários garantem a rega das plantas.
A participação da Junta de Freguesia de Rio Maior na manutenção realiza-se, normalmente, no inicio do ano letivo.
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização é efetuada utilizando composto da marca SiroAgro de cavalo, cinzas e borras de café retiradas da máquina existente na sala de professores e do bar da escola.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantas aromáticas e flores.
Consociações:
cebola com alface,
abóbora com alface,
acelga com cebola e couves,
alho com cenoura,
alho francês com espinafres, alface, batata, cenoura, couves,
beringela com ervilha.
brócolos com salsa e tomate,
pepino com alface,
rabanete com alface,
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
8 Kg de alfaces
1 Kg de cebolas
500 g de alhos
1 Kg de cenouras
1,5 Kg de pepino
2 Kg de tomate
2 Kg de acelgas
3 Kg de espinafres
5 Kg de couves
150 Kg de batatas
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Existe um sistema de aproveitamento da água da chuva, o qual foi desmontado devido a obras na escola, faltando ainda proceder à sua reinstalação.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Propomo-nos plantar algumas roseiras de forma a monitorizar as pragas, entre elas o míldio.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Afídeos- aplicação de solução de sabão azul de potássio com óleo de amendoim.
Nunca utilizamos produtos químicos.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Venda, pelos alunos com Necessidades Especificas, dos produtos hortícolas a toda a comunidade educativa, ao longo do ano letivo.
Os produtos hortícolas constituem, também, um recurso para a confeção de refeições, tais como sopas, saladas e quiches, no atelier de Cozinha. As refeições são consumidas por alguns alunos, professores, técnicos e assistentes operacionais.
Estas atividades permitem desenvolver competências pessoais, sociais e académicas. Promovem a literacia financeira, ao estabelecer preços, realizar trocos e contabilizar receitas, assim como medições. Os alunos têm, posteriormente, a oportunidade de reforçar estas competências na disciplina de Matemática, no âmbito da interdisciplinaridade.
São atividades que envolvem toda a comunidade escolar e sensibiliza-a para a aquisição de produtos locais e biológicos, com vista a incentivar hábitos alimentares saudáveis.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A participação dos alunos que frequentam a Horta na comemoração do dia do "Pi", integrado no Plano Anual de Atividades da escola. Esta atividade envolveu todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos, bem como a Unidade de Ensino Estruturado e o atelier de Cozinha.
Os alunos que frequentam a horta planearam as várias fases do projeto até ao cultivo das alfaces que formaram o símbolo. Esta atividade fomentou a interdisciplinaridade, nomeadamente entre Educação Visual, Matemática e Ciências Naturais.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Peddy-papper "À descoberta da nossa horta", promovida pelos alunos do atelier da Horta e destinado aos alunos do 8.º E.
Por iniciativa de um aluno foi elaborado, organizado e realizado um Peddy-Papper na Horta, com a colaboração da Diretora de Turma. A atividade interdisciplinar implicou conhecimentos das disciplinas de Matemática, Ciências Naturais, Espanhol, Inglês, Português, Cozinha e Gestão da Casa (oferta complementar da escola).
Os alunos demonstraram grande sentido de responsabilidade na receção e na orientação dos espaços onde os colegas da turma teriam de realizar a atividade.
Foi indubitavelmente uma atividade inclusiva.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
No próximo ano letivo, será elaborado um projeto de colaboração com o clube de Robótica com o objetivo de criar e implementar um sistema de controlo de temperatura, dentro e fora da estufa. Os dados recolhidos serão, posteriormente, tratados/analisados nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais.
15.1. Link para a página da horta: