Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Marinhas do Sal (Rio Maior)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2011

2. Área aproximada da horta (m²):

400 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Matemática bem como os ateliers Horta Pedagógica e Cozinha do projeto "Aprendizagens para a vida"

3.3. N.º de alunos envolvidos:

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Doação de plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta tem permitido realizar atividades experimentais em Ciências Naturais com algumas turmas dos 2.º e 3.º ciclos, permitindo que os alunos apliquem conhecimentos de várias disciplinas na resolução de problemas e na elaboração de trabalhos.
O 1.º ciclo, no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio e de Matemática, realizaram atividades práticas em contexto real, na horta, e garantiram a manutenção de um canteiro por turma.
Este espaço foi, também, utilizado pelos alunos que frequentam a Unidade de Ensino Estruturado porque lhes proporciona estímulos sensoriais promotores de bem estar e desenvolvimento de capacidades intelectuais.
Os alunos com Necessidades Específicas que usufruem de Adaptações Curriculares Significativas realizam atividades práticas na Horta Pedagógica, no âmbito do projeto "Aprendizagens para a vida". Esta oferta permite aos alunos realizar aprendizagens substitutivas e complementares à disciplina de Ciências Naturais, para a qual reverte a avaliação.
Procurando que este espaço seja inclusivo, estes alunos prepararam e realizaram atividades para as suas turmas, como por exemplo um peddy-papper.
Participaram, também, em atividades do Plano Anual de Atividades da escola, inserindo-se nas comemorações do dia do "Pi", entre outras.
Alguns alunos do 1.º ciclo e do 5.º ano, por sua iniciativa, no período de almoço juntam-se ao grupo de alunos do atelier, integrando-se nas atividades.
Este atelier possibilita a realização de atividades que fomentam nos jovens a formação de uma consciência ambiental, quer para os alunos que o frequentam, quer para as turmas que participam em algumas das atividades dinamizadas.
Alguns dos produtos hortícolas são utilizados para a confeção de receitas pelos alunos com Necessidades Específicas que frequentam o atelier de Cozinha. Posteriormente são vendidos à comunidade educativa, implicando conhecimentos da área da Matemática, tais como a utilização do dinheiro. Igualmente promove junto da mesma uma alimentação saudável.
A participação dos assistentes operacionais contribui para a regular manutenção e valorização da Horta. Estes e os professores são os que adquirem os produtos hortícolas vendidos pelos alunos, servindo esta atividade para a divulgação da Agricultura Biológica e, ainda, para sensibilizar para a sua importância na sustentabilidade do nosso planeta junto da comunidade educativa.
A colaboração com entidades externas à escola tem trazido benefícios na mobilização de recursos, nomeadamente:
- Instalação de equipamentos pela Câmara Municipal de Rio Maior;
- Doação de materiais para a horta pela Junta de Freguesia de Rio Maior;
- Limpeza e manutenção do espaço pela Junta de Freguesia de Rio Maior.
Todos estes contributos têm um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos, na medida em que criam as condições básicas para a realização de atividades.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta tem estado a cargo, principalmente, dos alunos com Necessidades Específicas que usufruem de Adaptações Curriculares Significativas e que frequentam o atelier da Horta Pedagógica, orientados pelos docentes de Educação Especial e do ensino regular, com a colaboração dos assistentes operacionais.
As turmas dos vários ciclos de escolaridades colaboram na manutenção da horta com a supervisão dos professores responsáveis.
A manutenção é feita durante as atividades letivas pelos alunos e professores envolvidos; fora desses períodos, os funcionários garantem a rega das plantas.
A participação da Junta de Freguesia de Rio Maior na manutenção realiza-se, normalmente, no inicio do ano letivo.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo inicia-se com a intervenção da Junta de Freguesia recorrendo à utilização de um motocultivador. Ao longo do ano, a mobilização do solo é feita manualmente, com enxadas, utilizando a técnica dos canteiros elevados. A limpeza é, também, realizada manualmente (monda ou sacha).
A fertilização é efetuada utilizando composto da marca SiroAgro de cavalo, cinzas e borras de café retiradas da máquina existente na sala de professores e do bar da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Este ano letivo, ainda, não conseguimos retomar a prática da compostagem que foi interrompida com a pandemia. Contudo era prática regular utilizar os resíduos da horta, das ervas espontâneas, borras de café e restos de fruta e pão da cantina e colocá-los em compostores, devidamente regados e arejados. Propomo-nos retomar esta prática no próximo ano escolar, pois constituirá uma mais valia para a fertilização do solo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: favas para ajudar na fertilização do solo, alfaces, brócolos, couve coração, couve pão de açúcar, couve de bruxelas, couve lombarda, couve portuguesa, couve-flor, couve roxa, espinafre, alho, alho-francês, tomate coração, tomate cherry, pepino, pimento, cebola, abóbora, curgete, beringela, chuchu, rabanete, cenoura, batata, acelgas, ervilhas, feijão verde, morango, salsa, coentros e hortelã.
Plantas aromáticas e flores.

Consociações:
cebola com alface,
abóbora com alface,
acelga com cebola e couves,
alho com cenoura,
alho francês com espinafres, alface, batata, cenoura, couves,
beringela com ervilha.
brócolos com salsa e tomate,
pepino com alface,
rabanete com alface,

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

4 Kg de favas
8 Kg de alfaces
1 Kg de cebolas
500 g de alhos
1 Kg de cenouras
1,5 Kg de pepino
2 Kg de tomate
2 Kg de acelgas
3 Kg de espinafres
5 Kg de couves
150 Kg de batatas

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda a toda a comunidade escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega realiza-se de modos distintos, em função das condições atmosféricas, à mangueira/regador na estufa, no exterior está instalado um sistema de rega por aspersor e gota a gota.
Existe um sistema de aproveitamento da água da chuva, o qual foi desmontado devido a obras na escola, faltando ainda proceder à sua reinstalação.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente, por observação direta.

Propomo-nos plantar algumas roseiras de forma a monitorizar as pragas, entre elas o míldio.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis- remoção manual
Afídeos- aplicação de solução de sabão azul de potássio com óleo de amendoim.
Nunca utilizamos produtos químicos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola
Venda, pelos alunos com Necessidades Especificas, dos produtos hortícolas a toda a comunidade educativa, ao longo do ano letivo.
Os produtos hortícolas constituem, também, um recurso para a confeção de refeições, tais como sopas, saladas e quiches, no atelier de Cozinha. As refeições são consumidas por alguns alunos, professores, técnicos e assistentes operacionais.
Estas atividades permitem desenvolver competências pessoais, sociais e académicas. Promovem a literacia financeira, ao estabelecer preços, realizar trocos e contabilizar receitas, assim como medições. Os alunos têm, posteriormente, a oportunidade de reforçar estas competências na disciplina de Matemática, no âmbito da interdisciplinaridade.
São atividades que envolvem toda a comunidade escolar e sensibiliza-a para a aquisição de produtos locais e biológicos, com vista a incentivar hábitos alimentares saudáveis.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Outra
A participação dos alunos que frequentam a Horta na comemoração do dia do "Pi", integrado no Plano Anual de Atividades da escola. Esta atividade envolveu todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos, bem como a Unidade de Ensino Estruturado e o atelier de Cozinha.
Os alunos que frequentam a horta planearam as várias fases do projeto até ao cultivo das alfaces que formaram o símbolo. Esta atividade fomentou a interdisciplinaridade, nomeadamente entre Educação Visual, Matemática e Ciências Naturais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta
Peddy-papper "À descoberta da nossa horta", promovida pelos alunos do atelier da Horta e destinado aos alunos do 8.º E.
Por iniciativa de um aluno foi elaborado, organizado e realizado um Peddy-Papper na Horta, com a colaboração da Diretora de Turma. A atividade interdisciplinar implicou conhecimentos das disciplinas de Matemática, Ciências Naturais, Espanhol, Inglês, Português, Cozinha e Gestão da Casa (oferta complementar da escola).
Os alunos demonstraram grande sentido de responsabilidade na receção e na orientação dos espaços onde os colegas da turma teriam de realizar a atividade.
Foi indubitavelmente uma atividade inclusiva.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A divulgação das atividades desenvolvidas na Horta nas plataformas digitais do Agrupamento, constituem um contributo para a valorização e sensibilização dos produtos biológicos e da agricultura sustentável, junto da comunidade local.
No próximo ano letivo, será elaborado um projeto de colaboração com o clube de Robótica com o objetivo de criar e implementar um sistema de controlo de temperatura, dentro e fora da estufa. Os dados recolhidos serão, posteriormente, tratados/analisados nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais.

15.1. Link para a página da horta:

https://youtu.be/ki-QXUA26wI