Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos contribuem com a plantação de legumes através de projetos individuais.
Os alunos da educação especial estão envolvidos através da plantação de um dos canteiros da estufa.
Os professores de ciências usam os canteiros para fazer experiências com os fatores bióticos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Nas férias escolares a manutenção da horta é feita pelos funcionários envolvidos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A mobilização é feita através do clube Eco-Escolas.
A fertilização é feita através de adubo natural e composto produzido no compostor.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita num compostor próprio que se encontra junto da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Existem canteiros em que são cultivadas várias culturas simultaneamente.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Couves (brócolos) : aproximadamente 5 Kg.
Rabanetes: aproximadamente 2 Kg.
Alfaces: Aproximadamente 4 Kg.
Pepinos: < 1Kg.
Atualmente estamos à espera de tomates, espinafres, cebolas.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Durante este ano letivo apenas um dos canteiros, onde se semearam feijões, foi usado para estudar os fatores abióticos sobre as plantas, nomeadamente a humidade e temperatura.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
- Projeto de um sistema de rega automático realizado por um dos nossos alunos do Ensino profissional.
- Projeto de recolha de águas da chuva.
15.1. Link para a página da horta: