Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática; Ciências Naturais; Ciências Físico-Químicas; Saúde

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos da horta são trocados por bens não perecíveis e dados a uma instituição de caridade.
Os alunos contribuem com a plantação de legumes através de projetos individuais.
Os alunos da educação especial estão envolvidos através da plantação de um dos canteiros da estufa.
Os professores de ciências usam os canteiros para fazer experiências com os fatores bióticos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos alunos e professores responsáveis através da realização de turnos.
Nas férias escolares a manutenção da horta é feita pelos funcionários envolvidos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos efetuam a limpeza dos canteiros para prepará-los para a plantação.
A mobilização é feita através do clube Eco-Escolas.
A fertilização é feita através de adubo natural e composto produzido no compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais são as folhas recolhidas na limpeza dos recintos escolares e restos da cozinha da cantina.
A compostagem é feita num compostor próprio que se encontra junto da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na estufa: Couves, alfaces, rabanetes, cenouras pepinos e tomates.
Existem canteiros em que são cultivadas várias culturas simultaneamente.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento:
Couves (brócolos) : aproximadamente 5 Kg.
Rabanetes: aproximadamente 2 Kg.
Alfaces: Aproximadamente 4 Kg.
Pepinos: < 1Kg.

Atualmente estamos à espera de tomates, espinafres, cebolas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Troca por produtos não perecíveis para doar a instituição de caridade.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega ainda é feita manualmente pelos alunos com água da rede. Temos um projeto em desenvolvimento para recolha das águas da chuva e um sistema de rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A feira na escola realiza-se sempre que são colhidos produtos das hortas. Os produtos da horta são trocados por produtos não perecíveis que posteriormente são doados a uma instituição de caridade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os canteiros da estufa poderão ser usados para realizar experiências de algumas disciplinas.
Durante este ano letivo apenas um dos canteiros, onde se semearam feijões, foi usado para estudar os fatores abióticos sobre as plantas, nomeadamente a humidade e temperatura.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A última atividade esteve relacionado com o projeto Erasmus (Movilidad de grupo ESCOLAR a Portugal), onde alunos estrangeiros (espanhóis) participaram na plantação de morangos, alfaces e pepineiros na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Projetos relacionados com a horta a lançar no próximo ano letivo:
- Projeto de um sistema de rega automático realizado por um dos nossos alunos do Ensino profissional.
- Projeto de recolha de águas da chuva.

15.1. Link para a página da horta: