Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 1 de Viso (Figueira da Foz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe desde janeiro

2. Área aproximada da horta (m²):

6 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

português, Estudo do Meio, Matemática, Cidadania, Apoio ao Estudo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuíram com as sementes|plantas e paletes.
Semanalmente uma família responsabilizava-se por ver se havia ervas daninhas no espaço da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos estão mais conscientes da variedade de especies / características de cada um dos legumes e sua importância na Roda da Alimentação.
Observaram diretamente as etapas do seu crescimento e responsabilizaram-se pelo tratamento da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por ordem alfabética os alunos, foram responsabilizados pela rega da horta.
A rega é feita por gota a gota e as garrafas foram cheias de 2 em 2 dias pelos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi espalhado pelos alunos nas paletes e diariamente eles foram responsáveis pela sua manutenção a nível de ervas daninhas.
Não houve fertilizantes na terra, foi tudo biológico.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Nada a mencionar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alho Francês
Curgete
Alface
Tomate/tomateiro
Pepinos
Espinafres
Morangueiros
Coentros
Orégões
Erva Cidreira
Alecrim
Limonete

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alho Francês -8
Curgete - 6
Alface -8
Tomate/tomateiro -3
Pepinos -3
Espinafres - 2
Morangueiros -3
Coentros -. 4
Orégões-1
Erva Cidreira- 1
Alecrim - 1
Limonete- 1

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foi feita uma salada com a alface, bem como sandes para um lanche partilhado.
Foi feito um bolo de espinafres.
Foi feita uma salada de fruta com os morangos.

No ultimo dia de aulas, será feita uma feira onde os produtos que ainda estão em desenvolvimento serão vendidos ao publico.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de Gota a gota com garrafas de água invertidas e furadas na tampa, de 2 em 2 dias são verificadas pelo grupo responsável.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Foi feita pelos grupos responsáveis e pelas famílias e docentes que acompanhavam os grupos na sua ida à horta.
Este trabalho era feito semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foi realizado um lanche partilhado onde as sandes foram confeccionadas com alface da nossa horta, fiambre e queijo.
Os alunos adoraram a alface por esta ser biológica, porque tinha um sabor diferente das que se compram no supermercado.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foi confeccionado um bolo de espinafres, com espinafres fresquinhos da nossa horta.Todos os alunos ajudaram a realizar esta tarefa, desde o partir dos ovos até lavar os espinafres e triturá-los juntar à massa e colocar na forma para ir ao forno.
Trabalho de equipa que teve como resultado final um ótimo bolo verde de espinafres.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Vídeo da horta

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa escola tem um espaço exterior reduzido, logo não temos canteiros | espaços próprios para cultivar a horta, tendo que criar | improvisar em paletes uma horta temporária.

15.1. Link para a página da horta:

https://youtu.be/CWFuAsWe0gg