Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/JI Casal dos Apréstimos (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10

2. Área aproximada da horta (m²):

250

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

20

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Ciências Experimentais e Cidadania, matemática...

3.3. N.º de alunos envolvidos:

378

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

12

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Semanalmente em cada turma/grupo de crianças (pais e avós). Criámos o avô avó da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos passaram a ter um maior conhecimento sobre a agricultura biológica (compostagem, consorciação de culturas;…; maior gosto por saladas e legumes; comida saudável; …

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por turmas. Foi atribuído a cada Turma/ grupo um talhão. As crianças em colaboração com o(a) professor(a)/ educadora e o avô ou avó escolheram o que preferiam semear ou plantar Diariamente os alunos vão regar seu talhão, tendo em conta a a convocação das espécies. A sementeira Plantação bem como a monda e colheita dos produtos sempre foi feita com o acompanhamento dos adultos.Diariamente participam na rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza e arroteamento e preparação da terra com apoio do Departamento de Ambienta da CMO, pais, avós da horta . A fertilização é realizada por meio da compostagem feitas pela comunidade educativa no compostor construído com material reutilizável.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas secas, restos de legumes, restos e cascas de fruta, exceto as da laranja e limão, restos de hortaliça, borras de café, cascas de ovos, flores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

feijão e batata; tomate, cebolo, pepino, beringela, pimentos; courgetes e alho francês, girassol ,alfaces.
salsa, coentros tomilho, hortelã, alecrim alfazema

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

alfaces - 20 a 25Kg;
pepinos, beringelas, courgetes, couves( couve portuguesa, couve galega, bróculos), alho francês, cebolas - 3 a 5Kg por espécie
batatas - 20a 30Kg
ervas aromáticas


9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são para consumo próprio dos alunos, através da preparação de sopas , saladas e compotas . Mostra de produtos da Horta periodicamente à entrada ou saída dos alunos/crianças, em que toda a comunidade tem oportunidade de adquirir os produtos da horta mediante um donativo que reverte para a compra de nos produtos e alfaias agrícolas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita diariamente pelos alunos com ajuda de um adulto com regadores e/ou mangueira, utilizando a água das chuvas e a água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Diariamente. Este ano não tivemos pragas ou doenças. No entanto na última semana os tomateiros começaram a ficar com as folhas amareladas., mas não é o virus

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Festival das Sopas
No âmbito do Plano Anual de Atividades e do Programa Eco-Escolas, solicitámos a colaboração e participação dos pais/EE na realização da atividade “3.º Festival das Sopas” com a finalidade de comemorar o outono e criar hábitos de vida saudável.
Neste sentido e, com o intuito da consciencialização ambiental da comunidade educativa e reutilização de recursos, a escola adquiriu tigelas de barro personalizadas que disponibilizou a um custo simbólico. Ao adquiria-las toda a comunidade educativa teve a oportunidade de de saborearas todas as deliciosas sopas gratuitamente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feira na Escola- Mostra de produtos da horta;

Os produtos colhidos na horta foram colocados em caixas no portão principal da escola e exposto a toda a comunidade educativa. Os pais/EE e outros interessados, adquiriram alguns produtos mediante um pequeno donativo que foi ou será investido em novos produtos e utensílios agrícolas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta: de acordo com a atividade na horta, normalmente é realizada antes uma auala teórica e posteriormente feito o registo da atividade. Recorrentemente a matemática está presente, não só para os mais pequenos (contagem, sequências...), como para os mais crescidos (áreas e perímetros) entre outros.
Em dias como o Dia da Criança, a biblioteca vem à horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na horta existem também varias arvores de fruta:cerejeiras, maceeira, abacateiro, marmeleiros.
De realçar o compostor construído, por dois professores com ajuda dos alunos ,a partir da reutilização de paletes recolhidas nas obras; o hotel para insectos polinizadores

15.1. Link para a página da horta: