Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Margaride (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

5 m2 + 7 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

13

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, cidadania, artes plásticas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

217

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

12

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Facultam sementes, plantas, terra orgânica, fertilizante (borras de café), vasos, corda e paletes de madeira. Elaboração de decoração de jardim como representações de abelhas, joaninhas, etc. com a ajuda dos pais e utilizando materiais recicláveis. Em cada período escolar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os legumes criados na horta foram utilizados na preparação de sopas, compotas e quiches de legumes, confecionados na cantina da escola; os alunos trouxeram, para a escola, sementes que colocaram a germinar e, mais tarde levaram algumas para plantarem em casa; deste modo os alunos aumentaram o seu conhecimento sobre a vida das plantas, a sua importância, e como cuidar delas (semear, regar, etc); as plantas e flores contribuem também para a preservação da biodiversidade (abelhas, borboletas; ...) e para embelezar a escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem ao seu cuidado uma pequena parte da horta, assim como do jardim dos Insetos e do Corredor das Abelhas, responsabilizando-se pela sementeira, rega, controlo das pragas, e colheita.

7. Como é feita a preparação do solo?

Retirando as ervas, cavando, e com a utilização de fertilizante do compostor e outro fertilizante orgânico.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Recolha diária em recipientes existentes nas salas e que posteriormente são despejados pelos alunos no compostor. Restos de frutas (caroços, cascas); restos dos legumes usados na cantina; folhas e ervas do jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Horta
Legumes: couve; curgete, abóbora; fava, ervilha, alface, brócolos, tomate, pepinos, cenouras
Frutos: morangos, melancia, milho
Jardim dos Insetos
Ervas Aromáticas: manjericão; poejo; salsa; tomilho; hortelã; cidreira
Corredor das Abelhas
Girassóis
Jardim vertical
Espécies variadas de plantas com flor
Jardim da escola
Árvores autóctones: carvalho, cerejeira

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não quantificada.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alimentação humana e os restos para alimentação dos animais.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com o aproveitamento das águas pluviais, os alunos regaram as hortas e os girassóis do corredor das abelhas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Sempre que acontecem.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Retiravam-se os caracóis e utilizou-se água com vinagre para os pulgões.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Na Feira de Outono, realizada na escola e aberta a toda a comunidade, foram vendidas compotas de abóbora. As abóboras foram semeadas na escola, posteriormente plantadas nos terrenos de familiares dos alunos, e depois de colhidas, trazidas para a escola para fazer a compota.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

O Jardim dos Insetos, elaborado principalmente com plantas aromáticas, que podem ser utilizadas na alimentação, pretende ser um espaço atraente para os insetos (borboletas, abelhas, …) e outros animais fornecendo-lhes alimento e refúgio. Muitas espécies de insetos estão ameaçadas de extinção ficando assim comprometidos o funcionamento dos ecossistemas e a nossa sobrevivência. Este recanto adicionará beleza e será também uma fonte de conhecimento para a comunidade escolar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A horta da escola, o jardim dos insetos, e o corredor dos insetos, são uma oportunidade excelente para os alunos desenvolverem , de uma forma lúdica, conhecimento, atitudes e competências. Conhecimentos sobre a natureza , a agricultura biológica, como cuidar das culturas, a sua importância na alimentação, e a importância da Natureza sem a qual não existiríamos. A participação dos alunos nestas actividades permite desenvolver a auto-estima, a entreajuda, e ver os frutos do seu trabalho.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Estes projetos pretendem ser também um estímulo para o desenvolvimento de ideias semelhantes por toda a comunidade, que apostem num futuro sustentável. São igualmente um modo de aproximação entre a escola e a comunidade.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.youtube.com/watch?v=-bUWdpC-Xpo