Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Instituto Español "Giner de los Ríos" (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

un año

2. Área aproximada da horta (m²):

3

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

ciencias naturales

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Nos ofrecen plantas. Colaboraciones puntuales. Seguimiento de la actividad

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Resulta muy positivo ya que, es un huerto que se encuentra a la vista de todo el alumnado de primaria, despertando su curiosidad y sus ganas de participar en el futuro.
De hecho, alumnos de otros cursos han colaborado trayendo hoteles de insectos a la huerta y los alumnos de infantil participarán trayendo plantas con flores para atraer a insectos polinizadores

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

En la hora de clase de ciencias naturales de cada uno de los tres grupos, se procedió a la limpieza y plantación. la clase se dividia en dos grupos de doce, alternandose en el trabajo.
El riego lo llevan los alumnos voluntarios de los tres grupos, alternativamente.

7. Como é feita a preparação do solo?

Se hizo limpieza, y posteriormente, aporte de sustrato de tierra

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

hierbas aromáticas. tomates y lechugas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

esperamos alrededor de 5 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Organizar un almuerzo de pan con tomate. tipico español

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

El riego lo llevan los alumnos voluntarios de los tres grupos, alternativamente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todavia estamos a la espera de recoger la cosecha para hacer el almuerzo de pan con tomate

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: