Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Atividades desenvolvidas: Limpeza e preparação do solo, cultivo da horta, manutenção: sacho, fertilização com borras de café e limpeza das ervas daninhas.
Uma vez por semana, sete alunos de Educação Especial com as docentes responsáveis realizavam atividades de manutenção, nomeadamente rega, fertilização da horta e sacho. Sempre que oportuno foram plantadas novas plantas: cebolo, batatas, curgetes, abóboras, couves, beringelas, algumas suculentas, entre outras. Houve uma pesquisa de informação sobre os cuidados a ter com cada uma das plantas, o tempo de crescimento e de colheita.
Numa das aulas esteve presente um professor espanhol no âmbito do projeto Erasmus+ que interagiu com os alunos e professores.
Houve uma aprendizagem em contexto.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos venderam os produtos para angariar fundos para uma visita de estudo a Lisboa - Oceanário (gratuita) para os alunos cuidadores da eco-horta.
Os alunos desenvolveram competências de autonomia pessoal e social ao interagir com a comunidade educativa numa perspetiva de inclusão.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Envolvimento dos alunos do 1º ciclo na plantação de cebolo e de couves no Dia do Agrupamento. Os alunos eram “convidados” a plantar e a identificar de forma lúdica as plantas existentes na horta. Os alunos que passaram pela sala do Atelier " Vamos proteger o ambiente?" envolveram-se na criação de um espantalho para embelezar a horta.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: