Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2

2. Área aproximada da horta (m²):

14 m^2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

7

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos tornam-se mais responsáveis, autónomos, resilientes e cooperativos. Adquirem num contexto de “sala de aula ao ar livre” aprendizagens sobre o cultivo da horta, o processo de plantação e crescimento das plantas que terá impacto numa alimentação mais saudável. Garante a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, direcionada para a adoção de comportamentos sustentáveis e de respeito pelo meio ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há algum trabalho de pesquisa, através da consulta do almanaque “Borda de Água” e outras fontes online. As docentes exemplificam as atividades a realizar e todos os alunos experienciam com ou sem ajuda, dependendo das potencialidades de cada aluno. Há todo um trabalho de equipa, em que todos são coresponsabilizados pela manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos retiraram as ervas daninhas e com ajuda de ferramentas (sachos e enxadas) cavaram a terra para permitir a sua oxigenação. Utilizaram-se borras de café como fertilizante, deixando o solo a repousar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

As ervas daninhas e folhas são colocadas num espaço construído para o efeito. Posteriormente, será solicitada à cantina algumas sobras de hortaliças e cascas de fruta para enriquecer a compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, espinafres, couve coração, brócolos, favas, ervilhas, batatas, curgetes, abóboras, cebolas, beringelas, pimentos e beterraba.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não houve uma preocupação em contabilizar a quantidade. Houve a preocupação de cultivar legumes variados. Favas e espinafres aproximadamente 5 Kg; 12 couves, 6 brócolos, 12 alfaces. As ervilhas não gostaram das borras de café e acabaram por não produzir. As abóboras ainda estão em flor, em setembro saberemos se foi uma boa colheita. Batatas cerca de 5 quilos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda na escola para fins de solidários.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A docente responsável incumbiu os alunos de fazerem a rega duas vezes por semana, de acordo com o horário dos mesmos. Durante as férias e fins de semana, a docente deslocou-se à escola para garantir a rega das plantas e na impossibilidade de o fazer, solicitou a colaboração de outros docentes e assistentes operacionais.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os alunos observam as folhas das plantas no seu trabalho semanal. Felizmente, as favas ficaram com pequenas manchas nas folhas já no fim da colheita(míldio).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Ao longo do ano, utilizámos casca de ovo triturada para a afugentar os caracóis.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta

Atividades desenvolvidas: Limpeza e preparação do solo, cultivo da horta, manutenção: sacho, fertilização com borras de café e limpeza das ervas daninhas.

Uma vez por semana, sete alunos de Educação Especial com as docentes responsáveis realizavam atividades de manutenção, nomeadamente rega, fertilização da horta e sacho. Sempre que oportuno foram plantadas novas plantas: cebolo, batatas, curgetes, abóboras, couves, beringelas, algumas suculentas, entre outras. Houve uma pesquisa de informação sobre os cuidados a ter com cada uma das plantas, o tempo de crescimento e de colheita.
Numa das aulas esteve presente um professor espanhol no âmbito do projeto Erasmus+ que interagiu com os alunos e professores.
Houve uma aprendizagem em contexto.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feira na escola.

Os alunos venderam os produtos para angariar fundos para uma visita de estudo a Lisboa - Oceanário (gratuita) para os alunos cuidadores da eco-horta.
Os alunos desenvolveram competências de autonomia pessoal e social ao interagir com a comunidade educativa numa perspetiva de inclusão.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Atividades na horta no Dia do Agrupamento

Envolvimento dos alunos do 1º ciclo na plantação de cebolo e de couves no Dia do Agrupamento. Os alunos eram “convidados” a plantar e a identificar de forma lúdica as plantas existentes na horta. Os alunos que passaram pela sala do Atelier " Vamos proteger o ambiente?" envolveram-se na criação de um espantalho para embelezar a horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Existência de suculentas , ervas aromáticas diversificadas, árvores de fruto (pessegueiro, macieira, pereira, maracujazeiro e medronheiro, loureiro e morangueiro), algumas flores e videiras.

15.1. Link para a página da horta:

https://pt-br.padlet.com/almeidajulia/ecoclube-22_23-6t7i4nzbzubq4uof