saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Cerca de um ano
2. Área aproximada da horta (m²):
25m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciencias Naturais 2º e 3º ciclo
3.3. N.º de alunos envolvidos:
7
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Em momentos ocasionais: já tivemos uma "aula" com um pai, o sr Manuel, que para além de nos ajudar a preparar o terreno e a semear batatas e favas nos ensinou nome de ferramentas. As familias também contribuem com algumas plantas e sementes, como foi o caso da avó da Leonor que nos ofereceu couves.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos que não pertencem aos "Guardiões da horta" por vezes visitam-nos e aprendem sobre o nome das plantas, os cheiros,...Estamos a construir um jogo sobre a horta, que ficará disponível para a comunidade e a começar uma "primeira experiencia de herbário" sobre plantas que temos na horta e que rodeiam a horta. A horta também tem permitido criar ligações entre alunos-professores-funcionários-família.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Temos um grupo whatsapp (alunos e professores) onde vamos distribuindo as tarefas, planeamos culturas e fazemos os registos fotográficos. Uma vez por semana, pelo menos, geralmente à 2ª feira ao fim da tarde o grupo junta-se para cuidar da horta. A D. Fernanda (funcionaria) vai sempre "deitando um olho" e também nos ajuda nas regas e plantações.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é preparado manualmente com auxilio de enchadas, gadanhas e ancinhos e usamos um fertilizante biologico. Infelizmente não temos conseguido manter o nosso compostor. As ervas são removidas regularmente pelos alunos com ajuda de uma sachola.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Ainda poucos produtos produzidos. Vamos usando algumas ervas aromáticas (hortelã, coentros, salsa) , algumas folhas de couve. Batatas, cerca de 3 kg. Tudo o resto ainda está a crescer.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Até agora, por ser pouca quantidade só dividimos pelos colaboradores.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos torneira proximo da horta. Regamos apenas quando vemos a terra estar seca, geralemente usando regador para não desperdiçar água.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Verificamos as plantas regularmente, procurando lagartas, caracóis,... Arrancamos ervas daninhas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Tivemos as favas atacadas por um piolho preto que removemos, com cuidado, usando uma mistura de água e sabão e um pano de algodão. Os pássaros têm atacado as couves e temos um espantalho simples já velho mas iremos construir outro.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: