Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Este ano oferecemos saquinhos com lúcia-lima e erva-príncipe para chá, com a identificação da escola, o logotipo Eco-Escolas e o nome comum e o nome científico da planta, a todos os pais/ encarregados de educação no 1º dia de aulas. Ao longo do ano oferecemos saquinhos iguais a entidades e associações que colaboraram connosco em diversas atividades.
Com a nossa horta biológica pretendemos, essencialmente, que os alunos façam para aprender, aprender a cuidar, a conhecer e a respeitar. Assim, podemos considerar que a divulgação das atividades desenvolvidas na horta e as aprendizagens realizadas e “levadas” pelos alunos para o exterior, são o principal impacto da nossa horta na comunidade e nos alunos.
Mais especificamente, através das atividades práticas regulares e orientadas, a horta biológica proporcionou aos alunos a oportunidade de:
- Conhecer o ciclo de vida de plantas utilizadas na nossa alimentação (sementeira, germinação, plantação, manutenção, colheita, recolha de sementes para fazer novas sementeiras nas épocas adequadas...) e compreender a importância de respeitar esse ciclo natural, sem o “apressar” através de produtos químicos.
- Conhecer plantas aromáticas, a sua importância e o seu papel na horta biológica e a sua utilização em culinária, nomeadamente na aromatização de pratos regionais, em chás e águas aromatizadas.
- Aprender técnicas de agricultura biológica.
- Conhecer as vantagens da agricultura biológica e do consumo dos produtos biológicos.
- Desenvolver valores e atitudes que promovam a sustentabilidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Para as atividades de rotina (regar, mondar as ervas, sachar...) é feita uma distribuição semanal, por turma, para o ano letivo e que também é afixada. A organização dos grupos dentro de cada turma é da responsabilidade do professor titular e dos alunos, em conselho de turma.
7. Como é feita a preparação do solo?
Ao longo do ano, a manutenção depende das culturas e das inscrições das turmas nas diferentes atividades.
Algumas culturas, como por exemplo a sementeira das favas e das batatas, são feitas em “manta suja”, em que as ervas e restos de culturas anteriores não são retiradas, ficam tapadas com a terra ao abrir os regos para as novas culturas e funcionam como fertilizantes.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Este ano letivo, continuámos a usar o compostor adquirido no ano anterior para depositar os resíduos de provenientes da cozinha, tanto matéria húmida (cascas das frutas, das batatas, das cenouras, folhas de alface, couve...) como também matéria seca (caixas dos ovos e outros tipos de cartão). Também são colocadas folhas e pequenos ramos neste compostor.
Como são muitos os resíduos produzidos na cozinha, no início deste ano letivo adquirimos um pequeno compostor de jardim, através da “Missão Cascas Solidárias”, utilizado principalmente para a colocação dos resíduos provenientes dos lanches dos alunos. Em cada turma é feita a recolha diária num pequeno balde e, a seguir ao último intervalo, o aluno responsável pela tarefa vai depositar os resíduos no compostor.
Do primeiro compostor já foi retirado algum composto e aplicado na horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
No presente ano letivo, devido à falta de água e como a água que temos para regar é a da rede pública, optámos por culturas menos exigentes, tanto em água como no tipo de solo, nomeadamente: batatas, tremoços, favas e chícharos. Com as sementes recolhidas no ano anterior, semeámos couves, coentros e salsa. Também plantámos alho-francês.
Num dos canteiros, mantivemos o espaço das acelgas semeadas há dois anos e que, este ano, voltaram a surgir espontaneamente.
Mantivemos do ano anterior as aromáticas: hortelã-comum, hortelã-pimenta, alecrim, sálvia, lúcia-lima, alfazema, manjerona, arruda, chá-príncipe, hortelã-chocolate, tomilho, tomilho-limão, segurelha, sálvia-tricolor e sálvia-limão.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
As produções mais significativas foram, aproximadamente:
- 10Kg de batatas-doces
- 20Kg de baratas comuns
- 4kg de acelgas
- 10Kg de favas
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Pontualmente, são doados a alunos mais carenciados.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Utilizam-se frequentemente os regadores.
A água da lavagem dos legumes e frutas na cantina é utilizada para regar o laranjal.
Para manter a humidade na terra em algumas plantações, como nas batatas-doces, colocamos nos regos os restos de outras plantas (como a rama dos chícharos ou das faveiras).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Para evitar ataques de pragas temos o canteiro das aromáticas com plantas que atraem os animais amigos da horta e ajudam a afastar os prejudiciais (hortelã-comum, hortelã-pimenta, hortelã-chocolate, salsa, alfazema, manjerona, alecrim, arruda, chá-príncipe, lúcia-lima, segurelha e sálvia).
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: