Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB1/JI de Mucifal (Sintra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Da turma do 2ºano têm enviado, desde o ano letivo anterior, sacos de terra, composto, plantas comestíveis, plantas aromáticas, flores comestíveis, suculentas, sementes, cascas de ovos, borras de café.
Sempre que solicito alguma coisa, a grande maioria envia.
Atualmente tenho duas famílias que têm ajudado bastante com a pintura de pneus e sua colocação para servirem de canteiros, colocação de canteiros verticais feitos com paletes para o jardim das suculentas, fizeram com pedras o canteiro das suculentas. Estas famílias têm ajudado na construção deste espaço de duas em duas semanas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Aprendem a gostar dos produtos por terem sido eles a semear/plantar
Na comunidade o impacto foi muito gratificante porque segundo eles, veio embelezar a escola e acham uma mais valia as crianças aprenderem de onde derivam os produtos que consomem. E há maior envolvimento das famílias com a escola
relacionado com o 2º ano- Nos alunos: conheceram os animais que visitam/habitam a horta; a importância da biodiversidade; aprenderam que as plantas podem ser semeadas e plantas e observar o tempo de crescimento das mesmas; identificam as diversas plantas que há na horta; aprenderam que há flores comestíveis; aprenderam que há vários tipos de folhas, caules e raízes; adoram ir à horta ver se as plantas cresceram, se há insetos, se é preciso regar, …
Os alunos desta turma estão bastante envolvidos na horta.
Na comunidade: os pais gostam que os alunos tenham este contato com a horta; ajudam quando é solicitado algo; apreciam tudo aquilo que é feito; quem passa pelo escola elogia bastante o trabalho feito.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No 1ºciclo, a turma do 2ºano ajuda bastante na manutenção e organização do trabalho da horta. Os alunos têm tarefas que são distribuídas no dia, tais como: apanhar ervas, regar com os regadores, ver se há morangos para apanhar, ver se há lagartas, pulgões e outros animais nas diversas plantas.
7. Como é feita a preparação do solo?
(limpeza, mobilização, fertilização)
A limpeza, no 1º ciclo é feita pela professora Ana Sequeira e os alunos do 2ºano.
A fertilização é feita só quando há composto, mas atualmente é raro. Usamos também boras de café na água e casca da banana em água.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
..
Horta 1º ciclo- Nestes dois anos foram feitas várias culturas, tendo sempre em atenção as Consorciações e foram plantadas algumas flores que ajudam a prevenir as pragas, tais como calêndulas, cravos túnicos e capuchinha, entre outras.
A professora do 2ºano usou sempre o livro da Susana Caseiro e uns círculos das consorciações de produtos hortícolas e de plantas aromáticas que, entretanto, adquiriu.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Não trabalhamos com quilos de produtos, mas sim com unidades.- 2º ano
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
2ºConfeção de refeições como por ex: sopa, salada, lanche com os morangos que se colhem
3º o que sobrar levam para casa para mostrar às famílias
Os alunos do 2ºano comem o que plantam e os pais levam para casa aquilo que os alunos vão apanhando.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
2º ano- Os alunos regam com regador, cada canteiro, quase diariamente. Duas vezes por semana a professora rega com a mangueira. Por vezes, há uma assistente operacional do JI que rega os canteiros.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Quase todos os dias os alunos do 2º ano vão ver as plantas e flores com muita atenção. Muitas vezes usam a lupa e obrigatoriamente as luvas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Lagartas das couves e ovos de borboletas. Foram combatidas da seguinte forma: os alunos do 2ºano retiravam-nas e também a professora fez produtos caseiros para acabar com as pragas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Descrição: Os alunos colhem os legumes, levam para casa e são confecionados os produtos da horta e na escola apanham as folhas da alface e colocam-nas nas sandes, apanham tomate, morangos e cenouras e comem ao lanche.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
- Programa Joaninha do SMAS de Sintra. Esta atividade foi realizada em 3 fases:
1.ª - Agricultura biológica (diálogo com os alunos)
2.ª - Instalação da horta (plantação num canteiro de plantas comestíveis)
3.ª – Compostagem (diálogo com os alunos acerca da importância da compostagem e como se faz)
- Com a investigadora do Centro de Ciência Viva os alunos estão a fazer um trabalho de investigação sobre as abelhas.
- Com a especialista em flores/plantas comestíveis, Fernanda Botelho, os alunos estiveram na horta para conhecer mais sobre as plantas cultivadas e espontâneas que existem E na sala de aula foram conhecendo outras plantas que não há na nossa horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Descrição: As turmas do 2º e 4º anos foram inscritas no Projeto da Ciência Viva, intitulado, os “Pátios escolares como locais de aprendizagem”, inserido na Ciência Viva nos Pátios. São feitas três sessões/momentos com a investigadora.
1ªsessão/momento: A investigadora visitou a escola e levou os alunos a explorar a horta, ao mesmo tempo que lhes deu a conhecer a sua área científica e o trabalho que desenvolve. Durante a visita da investigadora, os alunos foram encorajados a fazer perguntas sobre o que observavam na horta.
Na sala de aula, com a professora foram colocadas hipóteses e os alunos debateram em conjunto as várias hipóteses que lhes poderão dar resposta. Os alunos desenvolvem com o professor um plano de investigação para dar resposta às perguntas colocadas durante a exploração do pátio.
2ª sessão/momento: Durante o trabalho de investigação, a investigadora tem uma reunião online com os alunos para conhecer o desenvolvimento do projeto e dar sugestões e comentários.
3ª sessão/momento: A investigadora vai à escola para ficar a conhecer os resultados da investigação dos alunos, debatendo com eles as conclusões obtidas e as novas perguntas que poderão ter surgido.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Agradece ao Gabinete de Sustentabilidade da CMS a ajuda prestada, sempre que o contatou. Foi enviada terra (infelizmente não era a adequada para uma horta) e tutores de madeira para a construção dos canteiros.
A professora do 2ºano e a educadora lamentam que não tenham recebido grande ajuda por parte das entidades competentes, nomeadamente Junta de Freguesia de Colares, no envio de terra própria para a plantação de produtos hortícolas, na construção dos canteiros
15.1. Link para a página da horta: