Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/PE de Carvalhal e Carreira (Ponta do Sol)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

há alguns anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biblioteca e clube eco escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

SEmpre que são solicitadas. Desde material para a horta, a colaboração na sua limpeza e até plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos têm clube eco escolas. E adoram ir para a horta. Se por acaso está um dia de chuva ou menos bom pra ir pra horta eles reclamam, pois querem ir. è uma espécie de terapia para eles.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são feitas conforme as coisas que aparacem para fazer. Se esta semana queremos plantar, uma turma faz a limpeza do terreno , os outros plantam. Depois vem outra turma que rega e outra que aduba, sempre com a divisão de tarefas um pouco por todos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Esta parte é feita por adultos. Geralmente o jardineiro da Câmara Municipal.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de comida, folhas secas , terra seca.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos calendula, temos feijão, alho francês, beterraba , alface, cravos de tunes.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos da horta são consumidos na cantina pelos alunos e outros são vendidos a professores. Com o lucro desses produtos no final do ano compraremos algo para os alunos ou para a escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Fzemos a rega no final do horário letivo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Plantamos calêndula, cravos de tunes. Como ainda assim ainda atacaram fizemos uma mistura de agua com vinagre e borrifamos as plantas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foi feita a confeção de sopas , em especial de alface. Algumas alfaces não foram vendidas e como cresceram muito fizemos sopa.
também fizemos sopa com acelgas.
Não foram feitas fotos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Acompanhamentos de pratos . Destaca-se a beterraba amarela devido à sua cor diferente.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Venda de produtos da horta.
Infelizemente também não tiramos foto.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

É uma especie de terapia para as crianças, pois podem andar e correr. Adoram mexer na terra e sujar-se, algo que muitas vezes não podem fazer em casa.

15.1. Link para a página da horta: