Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Integrada Prof.ª Ana Maria Ferreira Gordo (Crato)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos no entanto, no ano de 2019/20, não foi possível manter a mesma devido ao encerramento da escola, provocado pela pandemia.

2. Área aproximada da horta (m²):

180

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Alunos da Educação pré-escolar e do 1º ciclo (Estudo do Meio).

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente, de acordo com a disponibilidade e os momentos

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Utilização de produtos da horta na cozinha da escola.
Este ano não foi possível fazer a colheita, devido às más condições meteorológicas, forte vento e chuva, com granizo, destruíram a horta, apenas algumas ervas aromáticas resistiram.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, em particular, dois professores do 1ºciclo, fazem a manutenção da horta, contando com o apoio dos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Mobilização do solo com motocultivadora; limpeza com ancilho, enxada, roçadora com fio; fertilização com adubo orgânico e estrume.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de hortaliça, cascas de batatas e de frutas, borra de café, restos de pão, folhas e erva.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alho, alface, couve, batata, ervas aromáticos (salsa, caril, cidreira, coentros, hortelã, alecrim, alfazema, tomilho, menta laranja, salva) rabanetes, feijão, ervilhas, cenouras, courgetes

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Como referido anteriormente, ponto 5, este ano, não foi possível fazer a colheita de produtos, devido às más condições meteorológicas, forte vento e chuva, com granizo, destruíram a horta, apenas algumas ervas aromáticas resistiram.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Em anos anteriores, foram utilizados pela cozinha.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através de um depósito localizado num ponto mais alto da horta, com rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

não; o "ataque" resultou da meteorologia...

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Como referido anteriormente, ponto 5, este ano, não foi possível fazer a colheita de produtos, devido às más condições meteorológicas, forte vento e chuva, com granizo, destruíram a horta, apenas algumas ervas aromáticas resistiram.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: