Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB1/JI de Santo António dos Cavaleiros (Loures)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Reconhecimento de produtos hortícolas
Ciclo de vida das plantas
Conhecimento da importância dos polinizadores
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Cascas de fruta e legumes trazidos de casa pelas crianças, docentes e assistentes
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
As aromáticas, em chás
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Outro ano houve ataque de toupeiras (colocámos borra de café)
Tivemos lagarta nas couves e foram comidas, não resolvemos
Também tivemos piolho nos feijões (borrifámos com leite)
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Recolha de plantas e folhas para colocar no compostor
Observação de plantas
Observação de pequenos animais
Identificar plantas e animais
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Colher plantas aromáticas
Medir e identificar características
Fazer chá, provar e identificar o que mais gostam
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Degustação de morangos
Apanha das flores das romãzeiras que vão caindo ao chão
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: