Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB Fernando Caldeira (Águeda)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- inclusiva
- colaborativa
interação pedagógica promovida pleo programa eco-escolas
- feirinha verde no final do ano para promoção da horta pedagógica
- participação da Freguesia de Águeda e município ( compositor, mini estufa, apoio logístico)
https://ecoaeagueda.wordpress.com/2022/05/27/feirinha-verde-2022-agueda/
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Canteiros sob responsabilidade do 1.º CEB semanalmente, a partir de fevereiro
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
- folhagens outonais;
- boras de café e restos de fruta do bufete/ bar
- cascas de banana do corpo Docente e não docente-- recolha pelo eco clube das respetivas.
- em estudo parceria com associação cabeço santo para valoração do papel refeitório;
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- batata
- couve diversificada;
-cebolo;
- alho
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
apenas cinza, truques tradicionais de aplicação de solução de sabão azul, armadilhas de cerveja,
promoção de ervas polinizadoras e biodiversidade para incremento das defesas naturais via insectos amigáveis ( joaninhas)
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
https://ecoaeagueda.wordpress.com/2022/05/27/feirinha-verde-2022-agueda/
https://ecoaeagueda.wordpress.com/2023/05/26/feirinha-verde-agueda-2023/
#feirinhaverdeÁgueda [ https://www.facebook.com/hashtag/feirinhaverde%C3%81gueda/ ]
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: