Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Profissional da Ribeira Grande (Ribeira Grande)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde outubro de 2022

2. Área aproximada da horta (m²):

90

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Agricultura Sustentável, Culturas Hortículas e Frutícolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Através da aquisição do produto da colheita e da disponibilização de material necessário para as atividades da horta

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Alunos: Conhecimento dos ciclos e desenvolvimento das culturas; Como fazer o controlo integrado de pragas e doenças sem recurso a soluções exclusivamente químicas; a importância da diversidade agrícola e do sector na região;
- Comunidade: noção clara de que é possível realizar uma cultura sustentável e garantir a segurança alimentar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É organizada em cada aula e semanalmente existe um plano de tarefas onde cada aluno tem as responsabilidades definidas, que podem incluir a rega, monitorização das culturas e comunicação aos professores envolvidos de alguma situação que exija uma intervenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

A estratégia foi mostrar aos alunos como se preparava o solo em tempos passados, envolvendo o trabalho com sacho e remoção de pedras manualmente, evoluindo para um trabalho com moto-cultivador e passando posteriormente a preparação do terreno com um trator. Deu-se preferência à mobilização mínima do solo e procedeu-se a uma análise do solo para posterior fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

com os restos vegetais provenientes da horta, numa área reservada apara o efeito e próximo da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ar Livre: Fava, Feijão verde, Courgette, Repolho Roxo, Rabanete, Nabo, Cenoura, Batata, Tomate e Couve.
Estufa: Feijão Verde consociado com o Milho Doce, Courgette, Alface, Pepino e Manjericão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Média mensal de 14kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São comercializados na escola e nas famílias.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Neste momento é realizada de acordo com as necessidades das diferentes culturas, sendo posteriormente instalado um sistema de rega com aproveitamento de água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente através da monitorização das culturas visualmente, quer através da monitorização das armadilhas cromotrópicas instaladas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagarta na couve combatida com Turex - bacillus Thuringiensis

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta: aulas práticas

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Outra: apresentação da horta a elementos fora da comunidade educativa

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de sopas: colheita dos produtos da horta para criar sopas para a comunidade educativa para degustação

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A criação de uma horta biológica na escola, sob a responsabilidade do curso de Técnico de Agropecuária do 1º ano, possui um valor significativo para a comunidade educativa como um todo. Além de ser uma oportunidade de aprendizagem prática para os formandos, a horta biológica sensibiliza e envolve toda a comunidade escolar, despertando a consciência sobre a importância do cultivo de produtos biológicos. Ao cultivar de forma orgânica, sem o uso de agro-tóxicos e adubos químicos, a horta promove a saúde, nutrição e bem-estar de todos os envolvidos. Ao mesmo tempo, desmistifica as supostas dificuldades do cultivo biológico, mostrando que é possível obter resultados sustentáveis mesmo em espaços limitados. Essa iniciativa fortalece o senso de responsabilidade ambiental e estimula a valorização de uma alimentação saudável, conectando a teoria à prática de forma educativa e inspiradora.

15.1. Link para a página da horta:

Instagram: alunos.agropecuaria