Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB 2,3 Professor Noronha Feio (Oeiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
• Cavar - abrir buracos ou misturar a terra;
• Semear ou fazer a sementeira;
• Plantar ou fazer a plantação – cultivar;
• Mondar - retirar as ervas daninhas;
• Regar;
• Sachar - arejar a terra;
• Desbastar - tirar algumas plantas para aumentar o espaço entre elas;
• Transplantar - mudar a planta de um lugar provisório para um definitivo;
• Retanchar - substituir plantas doentes ou deformadas, por outras saudáveis;
• Fertilizar/compostagem;
• Rotação de culturas.
Existe uma calendarização anual que contempla um acompanhamento semanal para a manutenção da horta, ao longo do restante ano letivo. Este acompanhamento é dinamizado por 5 professores das disciplinas acima referidas, no ponto 3.2 e por 5 turmas (54 alunos).
Às 2ªfeiras, das 15h10 às 17h, existe um professor destacado para o Projeto "Aqui há horta" e aceitam-se inscrições para os alunos que queiram colaborar fora do sua componente letiva e estão abertas inscrições a outros membros da comunidade escolar que pretendam colaborar.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Futuramente e em função da quantidade (kg) de produtos produzidos serão colocados à venda numa Feira na escola.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
culturas, as suas principais características, identificação das plantas atacadas e tipo de
controlo biológico utilizado.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
- Planeamento do 1º Cultivo;
- Manual de Hortas Pedagógicas;
- Actividade de plantação dos 4 canteiros instalados;
- Noções de manutenção e boas práticas para uma horta biológica.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: