Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 Professor Noronha Feio (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 fevereiro 2023

2. Área aproximada da horta (m²):

27m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais eTrabalho Experimental

3.3. N.º de alunos envolvidos:

54

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Semanalmente, aos sábados, um encarregado de educação colabora na manutenção e limpeza do espaço envolvente e no cultivo da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O interesse demonstrado pelos alunos e outros membros da comunidade educativa para o cultivo da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A comunidade educativa participará nas diferentes etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como:
• Cavar - abrir buracos ou misturar a terra;
• Semear ou fazer a sementeira;
• Plantar ou fazer a plantação – cultivar;
• Mondar - retirar as ervas daninhas;
• Regar;
• Sachar - arejar a terra;
• Desbastar - tirar algumas plantas para aumentar o espaço entre elas;
• Transplantar - mudar a planta de um lugar provisório para um definitivo;
• Retanchar - substituir plantas doentes ou deformadas, por outras saudáveis;
• Fertilizar/compostagem;
• Rotação de culturas.
Existe uma calendarização anual que contempla um acompanhamento semanal para a manutenção da horta, ao longo do restante ano letivo. Este acompanhamento é dinamizado por 5 professores das disciplinas acima referidas, no ponto 3.2 e por 5 turmas (54 alunos).
Às 2ªfeiras, das 15h10 às 17h, existe um professor destacado para o Projeto "Aqui há horta" e aceitam-se inscrições para os alunos que queiram colaborar fora do sua componente letiva e estão abertas inscrições a outros membros da comunidade escolar que pretendam colaborar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Para além das turmas envolvidas e professores contamos com a colaboração do encarregado de educação, Luís Silva, jardineiro de profissão.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ainda não é feita a compostagem, mas está prevista. Até porque a CMO disponibilizou 1 compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

alfaces, cenouras, coentros, pepinos, espinafres, cebolinho, couve-flor, alho-francês, beterraba, cebolas, coentros, favas, salsa, tomate e morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Inicialmente os produtos cultivados serão distribuídos pelos intervenientes no Projeto para dar a oportunidade à comunidade educativa de cultivarem os seus próprios alimentos e degustar um alimento semeado, cultivado e colhido pelos próprios.
Futuramente e em função da quantidade (kg) de produtos produzidos serão colocados à venda numa Feira na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Gota a gota

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ficha de Doenças e Pragas na Horta: registo das pragas e doenças que atacam as
culturas, as suas principais características, identificação das plantas atacadas e tipo de
controlo biológico utilizado.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Outra - Formação em horticultura urbana e manutenção de uma horta incluiu
- Planeamento do 1º Cultivo;
- Manual de Hortas Pedagógicas;
- Actividade de plantação dos 4 canteiros instalados;
- Noções de manutenção e boas práticas para uma horta biológica.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Projeto "Aqui há horta! - Candidatura apresentada ao Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida, através da Divisão de Gestão Ambiental (DGA) da Câmara Municipal de Oeiras (CMO) e aprovada.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100075216850426