Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB de Lopas (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Já houve horta neste terreno, mas tem estado desativada, este ano tornámos a implementar a horta.

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas do 1º ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

110

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Algumas famílias participaram enviando sementes e na compra de alfaces, na Feira da Flor, atividade dinamizada anualmente pela Escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alguns alunos viram a evolução das plantas e perceberam a dificuldade do processo desde semear/plantar até chegar à sua mesa (ao consumidor).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos dos terceiros e quartos anos participaram nas diferentes fases do processo: cavar a terra, semear/plantar, regar e retirar ervas daninhas, com a orientação de dois professores e de uma assistente operacional.
Depois da fase inicial, as tarefas de manutenção (rega e retirar ervas daninhas) foi estabelecido um sistema rotativo, em que cada turma ía um dia por semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra foi cavada, por alunos e adultos e adultos, não colocámos nenhum tipo de fertilizante ou outro produto.
Estivemos o ano letivo inteiro à espera do compostor da Junta de Freguesia.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Pimentos, alfaces, tomates, favas, ervilhas, coentros, abóboras e nêsperas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A nossa horta é pequena, o solo é pobre, por isso só tivemos algumas nêsperas, alfaces, tomates e poucas vagens de ervilhas e favas. Por esta razão não chegámos aos Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda e consumo próprio.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Uma assistente operacional orientava diariamente alunos do 3.º e 4.º ano, cada dia, iam alunos diferentes.
Os alunos usaram regadores para regar as plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi feita a monitorização de pragas e de doenças.
No início do mês de maio os alunos verificaram que as favas tinham pontinhos pretos.
Os professores orientadores da horta informaram os alunos de que era uma praga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As favas foram atacadas pelo pulgão. Esta praga não foi combatida.
No próximo ano letivo, será pedido aos alunos que pesquisem como se pode combater esta e outras pragas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Construção de um espanta- pardais:
Todos os alunos que frequentam as atividades de tempo livre participaram na elaboração do espanta-pardais e foi explorado o objetivo dos mesmos nas hortas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Consumo de produtos:
Uma turma, do 4.º ano, apanhou os tomates- cereja, prepararam-nos e comeram-nos com tostas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Algumas turmas foram à horta dialogar sobre o trabalho que dá tratar dos terrenos e das plantas, dos constrangimentos que aparecem, como por exemplo: as pragas ou o não crescimento de plantas por não haver minerais suficientes no solo e por outras razões.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A implementação da horta, só foi possível com a preciosa ajuda dos dois professores de apoio e da assistente operacional que esteve responsável de orientar os alunos na rega.

15.1. Link para a página da horta:

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