Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB de Lopas (Sintra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Depois da fase inicial, as tarefas de manutenção (rega e retirar ervas daninhas) foi estabelecido um sistema rotativo, em que cada turma ía um dia por semana.
7. Como é feita a preparação do solo?
Estivemos o ano letivo inteiro à espera do compostor da Junta de Freguesia.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os alunos usaram regadores para regar as plantas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
No início do mês de maio os alunos verificaram que as favas tinham pontinhos pretos.
Os professores orientadores da horta informaram os alunos de que era uma praga.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
No próximo ano letivo, será pedido aos alunos que pesquisem como se pode combater esta e outras pragas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Todos os alunos que frequentam as atividades de tempo livre participaram na elaboração do espanta-pardais e foi explorado o objetivo dos mesmos nas hortas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Uma turma, do 4.º ano, apanhou os tomates- cereja, prepararam-nos e comeram-nos com tostas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: