Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Centro Escolar de Valado dos Frades (Nazaré)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Criada no letivo do ano 2021-2022

2. Área aproximada da horta (m²):

Não chega aos 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, pré-escolar.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

171

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As hortas estão parceladas por anos letivos. Parcela para o Pré-Escolar, 1º,2º,3º e 4ºano.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza inicial é feita com a ajuda do Município, e os professores sénior da Universidade Sénior, integrado no projeto "Horta de Gerações", que consiste na partilha de conhecimentos dos sénior com as novas gerações. A mobilização é feita pelos alunos com a ajuda dos professores titulares e professores sénior, mas o trabalho de plantar regar e ajudar a horta a florescer é feita sempre pelos alunos. Fertilização é bio, sem adição de produtos, apenas com ajuda de alguma compostagem do nosso compostor escolar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os materiais que vem da nossa cantina. Todos os produtos que não prejudicam.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram colocados, sementes de flores, girassóis, malmequer, favas, morangos, melancia, alfaces de tres tipos, tomates.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento conseguimos retirar 1 kg de alfaces, 1 kg de favas, 3 tomates, 5 morangos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos recolhidos foram entregues na nossa cantina e os confecionado para os alunos. Os morangos foram lavados e cortados em pedacinhos e saboreado pelos alunos que recolheram.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Recolhemos a água da chuva que é armazenada no "caixote da chuva", e recolhemos essa água com recurso a garrafas de plástico e reutilizamos essa água na rega com os regadores. Essa água fica armazenada num fresco e utilizado todas as semanas. Conseguimos utilizar quase 20 litros de água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todos os dias estamos na horta a cuidar dela, removendo as folhas e plantas mortas e regando e limpando para evitar pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A horta serve para introduzir conceitos estudados em sala em Estudo do Meio e aplicados na Horta. Como identificar espécies de hortícolas, folhas e plantas. O processo de germinação.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile/100066794647686/search/?q=horta