Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Colégio Santiago (Oeiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Uma a duas vezes por ano.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Visualização do crescimentos dos legumes;
Importância da alimentação saudável na nossa saúde.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A Fertilização é efetuada pelos adultos, colocando terra adubada, sempre que se justifica.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Pulgão, nos nossos tomateiros, ainda em fase de combate usando vinagre.
Formigas, na nossa Pêra-melão, onde começaram a comer as flores. Estamos em fase de combate usando vinagre como repelente mas ainda sem resultados.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Sempre que possível usamos o nosso recreio para implementar qualquer tipo de atividade, seja ela ligada ou não ao temas das hortas.
Este ano, com recurso ao projeto de Oeiras, construímos os nossos "ervinhas", plantando diversas sementes polinizadoras numa meia de vidro e terra. Após começarem a florescer foram colocadas no gradeamento do recreio para que possam chamar mais insetos polinizadores para o concelho de oeiras.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Assim, ainda não temos fotografias.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
A sala dos 5 anos colheu 2 das 6 alfaces da nossa horta e fez uma salada para o almoço de todo o colégio. Colheram, depenaram, lavaram e partiu em farripas para que fosse comida por todas as faixas etárias.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: