Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho (Seia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Sempre houve, noutros espaços -originalmente, o grupo da "educação especial" sempre teve espaços com hortas/flores/aromáticas, Esta nova estrura foi criada há um ano - esteve um pouco desativada, reativ.este ano c/inaug.sistema recolha águas pluviais.

2. Área aproximada da horta (m²):

300 (m²)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ed Especial/Eco-Escolas e CN (2º e 3º Ciclo);

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na fase da plantação (por exemplo das alfaces), não se usaram "viveiros" da escola - foram cedidas por pais de alunos; o mesmo se passou com alguns dos legumes, alho porro (francês) e com as cebolas;

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Entusiasmo crescente: na fase de limpeza e preparação, basicamente com os alunos mais velhos, em particular do 8º D (um grupo muito entusiasta e envolvido nas atividades do Eco/Ambiente/depositrão); nas fases da plantação e depois das regas, todos queriam participar, em particular os mais novos;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Quem orienta os detalhes e momentos da intervenção - como há pouco os da colheita - já se usaram alguns produtos, por ex alfaces, na cantina, são os dois funcionários do exterior - informam os dT's (coordenador do Eco), que logo acerta com os professores envolvidos e momento de intervir - por norma, durante os intervaos maiores e à quarta de tarde;

7. Como é feita a preparação do solo?

Tudo isso envolveu uma "task force" de alunos do 8º ano, colaborando com o responsável pelo exterior da escola; Na mobilização incial do solo e preparação dos canteiros, a fertilização que se usou teve origem no nosso compostor (que existe junto - parte de baixo) do espaço ocupado pela horta;

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor há muitos anos, onde se colocam todas as folhas / resíduos da limpeza do "jardim" e podas das árvores, bem como alguns residuos vegetais recolhidos diariamente na cozinha - cascas de batata e de fruta e legumes;

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Algumas aromáticas - salsa, coentros, oregãos, hortelã e tomilho, bem como legumes - alho porro, cebolinho, courgete, muita alface e cenouras...;

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento, principalmente legumes, podemos falar no global, 15 kg (aprox);

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Usam-se na cantina - principalmente as alfaces, algumas cenouras e os cougetes - estas últimas t~em sido distribuídas por alguns cabases que se têm entregue no "solar do mimo" - S.Romão (Centro de acolhimento de crianças e jovens), nosso parceiro em muitos projetos ( e destinatários) de algiumas das ações de solidariedade que desenvolvemos; de referir que os alunos desta instituição são alunos deste agrupamento;

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um sistema de recolha de águas Pluviais, 4 depósitos - c/ um com capacidade de mil litros;

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não; temos apenas instalada um Berçário de Moscas das Flores;

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Aula sobre Plantas / Aromáticas e seus efeitos para a saúde - identificação usando App Pantnet;
- Identificação Insetos / construirem um berçário de moscas da fruta;
- Entusiasmo na atividade de recolher as alfaces (intervalo grande da manhã) e levar para a cantina - integra a oferta de saladas;

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Identificação de plantas - estudo das suas propriedades; Identificação de insectos - importância como polinizadores; Instalação de um berçário de moscas das flores;

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

- Trabalhos na Horta;
- Apanha de alfaces;
- imagens da horta (+/- 1 mês)/várias atividades,sementeira, identificação insetos;

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

- Concluida a instalação da horta - que teve diferentes existências no espaço(parque) da escola, tem agora um local determinado, com potencial para crescer; Temos o sistema de rega (oriundo de tanques de recolha de águas pluviais, 4 de mil litros, casa de arrumos, vedação e Compostor; Este ano realizaram-se algumas atividades - limpeza do espaço, mobilização e preparação do terreno (incorporação de fertilizante orgânico retirado do compostor), planeamento dos "canteiros" e escolha das plantas: aromáticas e vegetais; à "boleia" dos temas ambientais, fez-se um levantamento das qualidades e propriedades das plantas e insetos identificados na área; Instalou-se um berçário de moscas das flores, importante polinizador; Dos legumes produzidos, usaram-se alfaces na cantina e foram entregues ao Solar do Mimo 2/3 cabases com Alfaces, courgetes, cebolinho e coves;Com a experiência adquirida,há planos para uma utilização mais completa no próximo ano letivo, do ponto de vista pedagógico e numa perspetiva interdisiciplinar; A horta passa a constituir um novo espaço (recurso) pedagógico da escola, uma verdadeira sala de aula...

15.1. Link para a página da horta:

https://www.calameo.com/books/0025377868828eeadf121