Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Secundária Joaquim de Araújo (Penafiel)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
1.Voluntariado: As famílias podem-se voluntariar para ajudar na preparação do solo, e manutenção da horta.
2.Doações: As famílias também podem doar sementes, plantas, ferramentas de jardinagem, equipamentos de rega e outros materiais necessários para a construção e manutenção da horta.
3.Parcerias: As famílias podem ajudar a estabelecer parcerias com empresas locais, que possam doar materiais ou fornecer apoio financeiro ao projeto da horta na escola.
4.Participação em eventos: Incluir a horta escolar em eventos da escola, workshops sobre sustentabilidade, compostagem e agricultura biológica, feiras de ciências ou eventos de saúde e bem-estar. Isso pode ajudar a aumentar a conscientização sobre o projeto da horta e incentivar a participação das famílias.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta pode ter diversos impactos positivos na comunidade e nos alunos, tais como:
Promoção de hábitos alimentares saudáveis: A horta pode ser uma forma de incentivar as crianças e jovens a experimentar e consumir mais frutas e vegetais, promovendo assim uma alimentação mais equilibrada e saudável.
Consciência ambiental: A horta pode ser uma ferramenta para ensinar sobre a importância da preservação do meio ambiente, do uso racional da água e dos recursos naturais, da compostagem e da reciclagem.
Aprendizagem prática: A horta pode ser uma oportunidade para os alunos aprenderem na prática sobre ciências naturais, como botânica, ecologia e microbiologia, bem como desenvolver habilidades práticas, como plantio, cuidado das plantas e colheita.
Interação social: A horta pode ser um espaço de convívio e interação entre alunos, professores e membros da comunidade, promovendo o diálogo, o respeito mútuo e a cooperação.
Melhoria do ambiente escolar: A horta pode contribuir para tornar o ambiente escolar mais agradável e acolhedor, além de ser uma forma de decorar e embelezar o espaço.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Criar um calendário para definir as atividades necessárias para manter a horta em boas condições ao longo do ano, como regar, fertilizar, podar, plantar, colher, etc. e distribuí-las num calendário anual. Dessa forma, cada pessoa ou grupo de pessoas pode assumir a responsabilidade por determinadas tarefas.
Dividir as tarefas em grupos de trabalho, formados por alunos, professores, funcionários e pais. Cada grupo vai ter uma responsabilidade específica, como cuidar das plantas, regar, limpar, administrar a compostagem, registo das atividades e também da organização e manutenção das ferramentas e equipamentos.
Definir horários para a manutenção da horta, de forma que todos os envolvidos possam participar. Vamos marcar horários regulares semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com as necessidades da horta e disponibilidade dos participantes.
7. Como é feita a preparação do solo?
Primeira fase; depois da escolha do local, vamos retirar todas as ervas daninhas, raízes e restos vegetais que possam estar presentes na área da horta. De seguida vamos alisar e nivelar o solo. Todo este trabalho vai ser feito o manualmente, com a ajuda de enxadas, pás e ancinhos. De seguida vamos colocar as caixas de madeira, que foram construídas segundo o projeto feito anteriormente.
Segunda fase; vamos encher as caixas com um solo de boa qualidade que seja rico em nutrientes e com uma boa drenagem
Fertilização: Para garantir que as plantas tenham os nutrientes necessários vamos adicionar fertilizantes orgânicos ao solo. Matéria orgânica, como composto, estrume, folhas secas ou outros materiais orgânicos, para melhorar a qualidade do solo. A matéria orgânica ajudará a aumentar a retenção de água e nutrientes no solo, bem como a fornecer os nutrientes necessários para o crescimento das plantas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
- Restos de comida: Frutas, legumes, cascas de ovos, grãos, pão, etc.
- Resíduos de jardim: Folhas, ervas daninhas sem sementes, aparas de arbustos, ramos, flores, etc.
- Materiais de papel: Papel picado, jornais, cartões, etc.
- Materiais de madeira: Serragem, lascas de madeira, aparas de lápis, etc.
Os materiais que podem ser utilizados na compostagem, podem ser divididos em duas categorias principais: material "verde" e material "Castanho". O material "verde" inclui restos de comida, resíduos de jardim e outros materiais orgânicos frescos e húmidos. O material "castanho" inclui materiais secos e mortos, como folhas, serragem e papel. Vamos equilibrar esses dois tipos de materiais para criar um composto saudável e eficiente. Vamos também garantir que o material seja mantido húmido e arejado, e que seja revolto regularmente para ajudar a acelerar o processo de decomposição e assim transformar resíduos orgânicos em um composto rico em nutrientes que pode ser usado para fertilizar o solo e promover o crescimento saudável das plantas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Aromáticas - Erva príncipe, funcho, Borragem, Salsa, Coentros, Alecrim, Alfazema, Hortelã pimenta, Hortelã chocolate, Hortelã, Orégãos, Manjericão verde, Manjericão purpura, Tomilho vulgar, Tomilho limão, Cebolinho, Arruda, Santolina, Artemísia, Caril, Coentro vietnamita, Pelargónio, Incenso, Limonete, Cidreira, Sálvia, Sálvia Ananás e hipericão.
Hortícolas – Aipo, Tomate, Pimento, Cebola, Feijão de trepar, Beringela, Espinafres, Alface, Favas, Rabanetes, Batata, Batata-doce
Flores – Girassol, Amores-perfeitos, Tagetes, Calêndula, Capuchinha.
As consociações instaladas são:
- Tomate e manjericão: O manjericão é uma erva que repele naturalmente algumas pragas que atacam os tomates, tornando-os uma excelente combinação.
- Cenoura e cebola: A cebola ajuda a afastar as moscas da cenoura, enquanto a cenoura ajuda a manter a cebola saudável, aumentando a biodiversidade do solo.
- Alface e rabanete: Os rabanetes crescem mais rápido do que a alface e ajudam a soltar o solo, o que pode facilitar o crescimento da alface. Além disso, as raízes rasas do rabanete não competem com as raízes profundas da alface por nutrientes.
Futuro
- Repolho e salsa: A salsa ajuda a afastar algumas pragas que atacam o repolho, tornando-os uma boa combinação.
-Brócolos e couve-flor: Estas duas culturas são semelhantes e requerem condições de cultivo semelhantes, tornando-os uma boa combinação.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
- Conhecer as necessidades hídricas das plantas: Cada espécie de planta tem suas próprias necessidades hídricas, por isso é importante conhecer as características das plantas cultivadas na horta e a quantidade de água que cada uma delas precisa.
- Escolher a hora certa para regar: A melhor hora para regar é no início da manhã ou no final da tarde, quando a evaporação é menor e a absorção de água pelas plantas é mais eficiente.
- Utilizar sistemas de irrigação eficientes: Vamos utilizar o sistema de irrigação por gotejamento, muito mais eficiente do que a irrigação manual com mangueiras e baldes, pois permitem controlar melhor a quantidade de água utilizada.
- Utilizar cobertura morta: A cobertura morta é uma camada de material orgânico colocado sobre o solo. No nosso caso vamos utilizar palha, que ajuda a reter a Humidade do solo e reduzir a evaporação, diminuindo a necessidade de rega
- Monitorizar as condições climáticas: É importante monitorizar as condições climáticas, como temperatura e humidade do ar, para ajustar a frequência e o tempo de rega de acordo com as necessidades das plantas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Quanto mais cedo for identificado o problema, maiores são as chances de controlar as pragas e doenças sem causar grandes prejuízos às plantas e à produção.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: