saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há 5 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
A área da horta é um pouco superior a 700 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Clube das Ciências Naturais, Ciências Naturais, Geografia e Cidadania e Desenvolvimento (o Clube de Fotografia e a Biblioteca Escolar em articulação com o Projeto Cultural de Escola também deram o seu contributo).
3.3. N.º de alunos envolvidos:
Mais diretamente 140 alunos
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participaram ocasionalmente com materiais de apoio às atividades dos alunos tais como plantas e sementes; também ocorreu a participação de uma encarregada de educação como dinamizadora de uma atividade relacionada com a horta, confecionar doce de gila.
Foram realizados cartazes, pelo Clube das Ciências Naturais, a apelar a dádiva de cascas de ovos, cinza da lareira e borras de café e a comunidade educativa e as famílias ofertam ocasionalmente estes produtos a incorporar no solo da horta; a panificadora central de Vendas Novas possui uma pastelaria e, desde o início do ano letivo, tem oferecido continuamente as borras de café para o solo da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As atividades realizadas na e com a horta pedagógica proporcionaram o desenvolvimento de saberes e competências nos alunos e também da comunidade escolar, em especial na diretamente envolvida nas ações, mas também familiares e amigos dos alunos.
Destacam-se a aprendizagem de matérias curriculares em que a horta pedagógica foi utilizada como um laboratório vivo e o desenvolvimento de competências com realce para o espírito de entreajuda e respeito mútuo.
Com as atividades na e com a horta promoveram-se hábitos alimentares saudáveis na comunidade escolar e famílias dos alunos.
Uma atividade que fizemos regularmente foi oferecer os hortícolas produzidos, incentivando deste modo o consumo de vegetais sem agrotóxicos.
Ainda com o propósito da alimentação saudável, inserido no contexto do Programa de Educação para a Saúde e Sexualidade do Agrupamento, quando da comemoração do Dia Mundial da Alimentação ocorreram sessões de incentivo à alimentação saudável e equilibrada; estas sessões contaram com uma nutricionista e uma enfermeira do Centro de Saúde; da horta existiu a colaboração com hortícolas.
Também tivemos um momento doce com o Atelier “Sabores da Horta”, confeção de doce de abóbora gila, para tal também contamos com a dinamização de uma encarregada de educação e do Curso profissional de Técnico(a) de Restaurante/ Bar do Agrupamento; uma forma de contribuir para um saudável convívio de todos os participantes e promover a nossa cultura.
Este ano letivo notamos que mais que querer participar no cultivo da horta os alunos mostraram interesse em visitar e permanecer neste espaço, descansar, observar e fotografar a biodiversidade; os alunos e professores do Clube de Fotografia foram presença habitual e as fotografias foram utilizadas para PowerPoint, pequenos vídeos e exposições.
Com a horta pedagógica também se favoreceu a compreensão da necessidade de preservação do solo enquanto recurso que urge conservar, foram adquiridos conhecimentos que possibilitam a sua desejável proteção; incentivou-se a compostagem mas este ano não contamos com os resíduos provenientes da cozinha do refeitório da Escola, esses serviram para ajudar a alimentar um porco; os resíduos solicitados foram cascas de ovos, cinza de lareiras e borras de café que foram trazidos por alguns professores do Conselho eco Escola, usamos também os resíduos resultantes das folhas e relva da Escola, assim como os da própria horta e feno.
Em síntese, com a horta pedagógica facilitou-se o estreitamento de relações escola-comunidade.
Incentivou-se também o não desperdício de água, embora tenhamos consciência de ser um dos aspetos a melhora. Já solicitamos e aguardamos a colaboração do eco parceiro Autarquia na resolução deste problema, acima de tudo com a instalação de um sistema de rega para as árvores do pomar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As duas professoras que coordenam o projeto Hortas Bio nas Eco Escolas deram apoio logístico, manutenção, cultivo de alguns espaços e apoio aos demais colegas e alunos. Estas duas professoras têm atividades quase diárias na horta, dividem entre si as tarefas e trabalham em equipa sempre que possível (rega, monda, sacha, …). Nos canteiros trabalhados pelas turmas ou grupos de alunos foram estes, com supervisão e colaboração dos seus professores, que efetivaram todo o trabalho nos mesmos desde a preparação do solo para cultivo, plantação, monda, sacha, rega, colheita dos hortícolas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Na preparação do solo antes de semear/cultivar, ao longo do ano, remexeu-se alguns centímetros, quando houve plantas invasivas arrancaram-se, em seguida incorporou-se fertilizantes orgânicos compostos à base de estrume de cavalo, o proveniente dos compositores da Escola, cascas de ovos bem trituradas também se incorporaram ervas não invasivas que se encontraram nos canteiros; assim como borras de café e nalguns locais cinza de madeira da lareira.
Procuramos fazer rotação de plantas num dado canteiro, para não esgotar nutrientes, sempre com culturas de época; em geral usámos duas vezes um dado canteiro, numa das vezes, por exemplo, cultivamos plantas em que se utilizou para alimentação os caules ou as folhas e na outra, plantas em que o consumo foram as flores ou os frutos; depois deixamo-lo em pousio. Procuramos seguir as regras da agricultura biológica.
Efetivamos a sacha e monda dos canteiros de plantas hortícolas e a rega sempre que necessária.
Estivemos atentas ao desenvolvimento das plantas e a possíveis manifestações de falta de nutrientes ou necessidade de eliminação de alguma parte ou alguma planta, por exemplo quando do ataque de algum fungo difícil de controlar; pulverizamos árvores e alguns hortícolas com inseticidas e fungicidas biológicos que aprendemos a fazer com workshops.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Fez-se compostagem de resíduos orgânicos com os resíduos solicitados através de palavra e de cartazes realizados pelos alunos do Clube de Ciências Naturais (cascas de ovos, cinza da lareira, borras de café), os trazidos por alguns professores do Conselho Eco Escola, alunos e restante comunidade educativa, os resultantes das folhas e relva da Escola, assim como da própria horta, feno e borras de café ofertadas pela pastelaria da panificadora central de Vendas Novas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Procurou-se realizar as culturas de época.
Algumas das consociações: ervilhas e alfaces; abóboras, feijão e milho; ervilhas, alfaces e espinafres; cebolas e alfaces; tomates e camomilas; pepinos, feijão e milho, ...
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Aproximadamente 280 Kg de produtos entre hortícolas e frutos; a parte maior foi a das abóboras, a horta produziu 82 abóboras.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
A maior parte foi oferecida à comunidade escolar e também a alguns encarregados de educação, uma pequena parte vendida em mercadinho (para ajudar com as despesas da própria horta), outra parte foi doada à cozinha da Escola, alguns hortícolas foram oferecidos para a confeção de lanches saudáveis cozinhados pela nutricionista do Centro de Saúde de Vendas Novas; uma parte das abóboras gila foi utilizada para confeção de doce de gila.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Regou-se com água da rede pública sempre que foi conveniente e necessário, utilizaram-se regadores e mangueira; adotamos o mulching como forma de manter o solo mais fresco e em simultâneo contribuir para o seu enriquecimento em matéria orgânica.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Observamos regularmente as plantas, quando manifestaram algum ataque de fungos ou insetos utilizamos fungicidas e inseticidas biológicos que fizemos; quando os problemas tenderam a não se resolver ou a propagar-se eliminamos totalmente as plantas infetadas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Este ano o pior problema foram as infestantes vegetais em qualquer estação do ano, optamos por fazer a monda, retirando-as dos canteiros e dos caminhos entre estes, a preferência foi arrancar estas plantas. Não arrancamos as plantinhas que de algum modo puderam ser úteis, deixamo-las ficar e mais tarde incorporamo-las no solo.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A horta pedagógica colaborou com o Programa de Educação para a Saúde e a Sexualidade do Agrupamento na comemoração do Dia Mundial da Alimentação; a horta ofereceu hortícolas biológicos para os lanches de alimentação saudável confecionados por uma nutricionista e uma enfermeira do Centro de Saúde de Vendas Novas. A recetividade dos alunos a esta ação foi grande, a maioria mostrou gostar e foi-lhes oferecida a receita para a família confecionar estes pratos simples, mas saudáveis. Urge modificar hábitos menos saudáveis e dar a conhecer e ensinar alternativas de lanches nutricionalmente corretos. Pelo êxito da atividade e disponibilidade da nutricionista na Escola ocorreram três sessões desta atividade onde todos foram convidados a participar.
Atividade 2:
Descrição:
A horta pedagógica é uma boa produtora de abóboras, um alimento muito saudável para confecionar muitos pratos e também agradáveis doces. Aprender a confeciona-los e a utiliza-los pode ser também garante de perpetuação de tradições gastronómicas; o doce de abóbora gila é um deles, um doce conventual com muitos séculos e segredos. Se adicionarmos à confeção do doce um salutar convívio entre os participantes tanto melhor, foi o que aconteceu no Dia Eco Escolas, resultante da articulação entre a horta pedagógica e o Curso profissional de Técnico(a) de Restaurante/ Bar no Agrupamento com uma dinamizadora pasteleira e encarregada e educação de dois alunos da nossa Escola.
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos mostraram interesse em visitar e permanecer no espaço a horta, descansar, observar e fotografar a biodiversidade; vieram em pequenos grupos, isoladamente e o grupo do Clube de Fotografia em articulação com o Projeto Cultural do Agrupamento e a Biblioteca Escolar promoveram concursos tendo sido presença assídua; as fotografias foram utilizadas em PowerPoint, pequenos vídeos como o concebido para o dia da entrega os prémios dos Jogos Florais e em duas exposições de fotografias da horta, uma no Auditório Municipal de Vendas Novas e outra na nossa Escola no dia da Oferta Formativa do Agrupamento e Dia Eco Escola.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Adquirimos os materiais para a construção de um canteiro em alvenaria, espiral de aromáticas e também adquirimos uma pérgula para as mesas e banco de trabalho da horta. Solicitamos formalmente ao eco parceiro Autarquia a sua construção/colocação na horta pedagógica, aguardamos que tal aconteça com brevidade.
Também esperamos a estrita colaboração desta instituição na colocação de um sistema de rega para o pomar, de modo a economizar água da rega.
15.1. Link para a página da horta:
http://moodle.aevn.pt/course/view.php?id=169